Temp

Secretaria de Saúde reúne todas unidades para intensificar ações contra dengue

- 01 de março de 2019

Representantes de todas as unidades da rede de saúde de Barueri se reuniram na terça e na quarta-feira (dias 26 e 27 de fevereiro) na Secretaria de Saúde. O encontro teve o objetivo de alinhar as ações contra a dengue, que estão sendo intensificadas no município.

Com as altas temperaturas e o volume de chuvas bem maior do que o esperado para a época, os profissionais da Saúde estão ainda mais em alerta. A preocupação, inclusive, aumentou com o carnaval, quando muitas pessoas viajam e as residências ficam mais suscetíveis aos criadouros.

“Chamamos vocês aqui hoje para unirmos forças contra a dengue, porque sabemos que o principal é a prevenção”, frisou o secretário de Saúde, Dionisio Alvarez Mateos Filho, ao abrir a reunião.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Rosana Ambrogini, estão sendo empenhados todos os esforços para não repetir o surto vivido em 2015, quando houve 7 mil casos de dengue – o maior já registrado na cidade. Ela ressaltou que 80% dos criadouros do mosquito transmissor (não só apenas da dengue, mas também da febre amarela, Zika Vírus e Chikungunya) estão dentro das residências. “A Saúde tem que se mobilizar em todos os seus espaços. Precisamos que as unidades falem sobre isso com a população, vão até as comunidades”, disse Rosana.

“A nível de tarefa, quem está participando dessa conversa hoje deve ser um multiplicador dentro da unidade onde trabalha”, argumentou a diretora técnica de Enfermagem, Fernanda Munhoz.

Reforçando os atendimentos
Na quarta-feira, o tema teve continuidade, desta vez com maior aprofundamento técnico. A médica pediatra e especialista em saúde pública, Márcia Fernandes, da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, expôs sua experiência de quase 20 anos com relação a essas arboviroses.

Diante de representantes do Hospital Municipal de Barueri (HMB) e dos cinco Prontos-Socorros da cidade, fez uma apresentação bastante detalhada sobre os melhores métodos para identificar as doenças, exames mais indicados conforme o tempo desde a picada, evolução da doença, diagnósticos etc.

De acordo com Márcia, toda essa conversa será levada também a serviços de saúde privados de Barueri, já que o momento exige cuidado redobrado.

Temp Temp