Guarda faz formatura de primeira turma da Romu

- 01 de agosto de 2017

Na manhã de sexta-feira (dia 28 de julho), foi realizada, no pátio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, a solenidade de formatura da primeira turma da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal de Barueri.

Os agentes da Romu atuam no apoio tático às demais equipes da Guarda, nos locais em que há uma maior necessidade operacional, agindo em ocorrências de maior vulto. Desde a sua criação, a Ronda Ostensiva Municipal retirou de circulação 53 indivíduos envolvidos em ações criminosas e apreendeu 3.400 porções de entorpecentes, quatro simulacros e uma arma de fogo.

“Hoje entregamos à sociedade 50 profissionais especializados”, informou o comandante da Guarda, Marcus Aparecido Guedes Ramos. “Tenho a plena convicção de que eles irão desenvolver suas atividades com qualidade e dedicação ao crescimento da nossa cidade, principalmente, no que se refere à segurança pública.”

Na cerimônia, os formandos tiveram seus braçais e brevês da tropa afixados por seus padrinhos ou madrinhas. Os agentes que ficaram nas primeiras colocações do curso receberam a honraria de autoridades municipais.

Ao final do evento, os formandos marcharam ao som de canções executadas pelo Corpo Musical da Guarda, que também foi o responsável pelos hinos Nacional e Municipal e pela Canção da Guarda.

“Suas missões os tornam profissionais diferenciados, pois carregam braçais e brevês que refletem o nosso compromisso sagrado com a defesa da vida, da integridade física e com a dignidade de seres humanos”, ressaltou aos agentes da Romu, a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita.

Preparação
Ao longo de 30 dias, divididos em duas turmas, os 50 integrantes da Romu participaram ativamente de rigoroso treinamento de defesa pessoal, educação física e procedimentos operacionais. “Ostentar o braçal e a boina preta é símbolo de orgulho, dignidade, fibra e moral para cada integrante”, revelou o subinspetor Toni Alves Leite, primeiro colocado no curso, juntamente com o GCM Ximenes.

Ambos receberam braçal, brevê e diploma das mãos do prefeito de Barueri Rubens Furlan.“Vejo nesta formatura muitos familiares de guardas e sei muito bem o que eles vivem, porque meu pai foi policial militar da Força Pública do Estado de São Paulo, e eu, ainda criança, sentia uma angústia muito grande quando ele saía de casa para o trabalho”, confidenciou Furlan. “A criminalidade está caindo em Barueri e vai cair muito mais, sempre com a união de todas as forças de segurança.”

Temp Temp Temp Temp