Grafite de 600 metros quadrados é a nova sensação no Cetas Barueri

- 02 de junho de 2017

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) que fica em Barueri tem como um de seus maiores objetivos atender a demanda de animais silvestres doentes e apreendidos, por entrega voluntária ou por serem vítimas de maus tratos no município e região. O local, que pode receber visitas monitoradas para trabalhos educativos, já recebeu pinguins, onças, tamanduás, gavião-pega-macaco, entre muitos outros.

Fora o trabalho que é realizado com os bichinhos, que dependendo da raça, como é o caso do sagui, podem ser castrados por não fazerem parte da fauna da região, o que vem chamando a atenção da população que passa pelo bairro dos Altos é o grande muro do local com cerca de 300 metros de extensão por 2 metros de altura que recentemente foi grafitado.

O trabalho teve a coordenação do instrutor de grafite Jamil Santos, que faz parte da ONG SAF (Associação de Apoio à Família), que fica no Parque Imperial. De acordo com ele, aproximadamente 45 jovens participaram do trabalho que levou um mês e meio para ser concluído.

“Foi um trabalho muito bonito de se fazer. Tivemos mais ou menos 30 garotos da ONG que se juntaram com outras 15 crianças do serviço de Liberdade Assistida (coordenado pela Creas – Centro de Referência Especializado e Assistência Social, da Secretaria de Promoção Social). Esse mural se encaixou muito bem com o trabalho que o Cetas desenvolve. Nossa arte mostra de uma forma muito colorida uma grande quantidade de animais que o órgão recupera. Foram 600 metros quadrados de uma obra que nos deixou muito feliz.”

Já a ideia do Secretario de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SRNMA), Marco Antônio Oliveira (Bidu), é fazer com que o Cetas amplie a sua capacidade de atendimento e possa ajudar cada vez mais os animais silvestres que precisem de algum tipo de acompanhamento antes de serem soltos em seu habitat.

“Nossa ideia é aumentar o número de baias para que possamos aumentar o nosso atendimento. Outra situação que vamos implantar em pouco tempo é a educação ambiental para os alunos da rede municipal de ensino. Queremos agendar grupos para que eles vejam o trabalho que desenvolvemos e que eles aprendam biologia da forma mais agradável possível. Esse trabalho com as crianças pode mudar o mundo e não vamos medir esforços para isso.”

Endereço

O Cetas Barueri fica localizado na Estrada Dr. Cícero Borges de Moraes, 3211, Bairro dos Altos.  O horário de recebimento de animais é das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4689-0314.