Temp

Estado de São Paulo prorroga campanha de vacinação contra Influenza

- 02 de julho de 2020

Na terça-feira (30 de junho), o governo do Estado de São Paulo anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra o vírus Influenza (gripe) até o dia 24 de julho. A medida também estende a imunização a pessoas de todas as faixas etárias até que haja doses disponíveis. A decisão foi tomada com aval de especialistas de saúde.

Segura e eficaz, a vacina previne contra complicações da gripe, inclusive pneumonias. Este ano a campanha conta com doses constituídas de três cepas de Influenza: a A/Brisbane/02/2018 (H1N1); a A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e a B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria), conforme informações do governo.

Mesmo ampliando a vacina entre os públicos, a Secretaria Estadual da Saúde faz um apelo para que crianças com idades entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas procurem os postos para imunizarem-se, já que esse público está entre os prioritários e teve baixa adesão.

Em Barueri, até o dia 18 de junho foram aplicadas 56.256 doses da vacina, correspondendo a uma cobertura total de 89,33%. No entanto, apenas 40% das gestantes e 54% de crianças foram imunizadas.

Embora não proteja contra a Covid-19, o imunobiológico pode levar a uma diminuição na busca pelos serviços de saúde por pessoas com sintomas gripais, que são bastante semelhantes aos do novo coronavírus, evitando sobrecarregar o sistema de saúde, além de conter a disseminação do vírus.

Os profissionais de saúde vão manter os protocolos de prevenção, como a exigência do uso de máscaras por todos, evitando aglomerações, garantindo o distanciamento de um metro entre as pessoas e disponibilizando álcool em gel nos locais de aplicação.

Barueri dispõe de 17 salas de vacina, alocadas próximas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Esse cuidado foi tomado para que as pessoas em busca da vacina não se exponham à Covid-19 indo até as UBSs, dedicadas temporariamente ao atendimento de sintomáticos da doença.

Importante salientar que a vacina será aplicada até que haja estoque disponível de doses e que membros do grupo de risco serão priorizados. Barueri dispões ainda de algumas doses e aguarda o envio de mais um lote por parte da Secretaria Estadual de Saúde nos próximos dias.

Confira abaixo os locais de vacinação:

Região leste
Jardim Mutinga: Maternal Maria Rosa Ferreira (rua Petrolina, 85) e Maternal Maria de Menezes Bezerra (rua Petrolina, 710)
Parque Imperial: Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte (rua Padre Cícero Romão, 384)
Vila Boa Vista: Emef Raposo Tavares (rua Silveira, 15)
Nova Aldeinha / Aldeia: Biblioteca Luiz Fernandes (rua Rio Paraná, 240)

Região oeste
Jardim Reginalice: Ginásio de Esportes Francisco Pedro César (rua Mar Negro, 155)
Jardim Flórida: Complexo Educacional Prof. Carlos Osmarinho de Lima (rua das Margaridas, 182)
Jardim Graziela: Emef Elizabeth Parminondi Romero (rua Iepê, 11)
Jardim Belval: Cras Jardim Belval (rua Casemiro de Abreu, 329)
Vila Pindorama: Biblioteca Salomão Cruz (av. Cachoeira, 74)
Engenho Novo: Emef Padre Luiz de Oliveira Andrade (rua Maria Helena, 191)

Região sul
Jardim Maria Helena: Emef Francisco Zacarioto (rua Ipanema, 420)
Parque Viana: Emef Mario Joaquim (estrada dos Pinheiros, 193)
Jardim Paulista: Emei Marly Teixeira de Almeida (av. Marginal Direita, 45)
Jardim Silveira: Emef Dalva Fogaça (av. Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 1127)
Jardim Tupan: Ginásio de Esportes José Momi (av. Guimarães Rosa, s/nº)
Parque dos Camargos: Maternal Ilda Martins Holanda da Silva (rua Regina, 279)
Vale do Sol: Emeief Benedito Adherbal Farbo (rua Orinoco, 153

Temp