Barueri tem atleta representando São Paulo nas Paralimpíadas Escolares

- 02 de outubro de 2018

O atleta barueriense Thiago Costa dos Santos Rocha é uma das grandes revelações da modalidade vôlei sentado. Ele foi um dos convocados para integrar a seleção paulista que disputará as Paralimpíadas Escolares, que acontecem entre os dias 19 e 24 de novembro.

Thiago é um apaixonado pelo esporte. Ao falar sobre sua história de vida, ele lembrou que no ano de 2006, quando tinha 6 anos de idade, sofreu um acidente de ônibus, o que resultou na amputação de uma de suas pernas. “Nesta época eu achava que a minha vida estava perdida, quando o professor Carlinhos (Carlos Roberto Silva), me convidou para integrar as atividades do time de vôlei sentado Barueri Paralímpico. A partir daí, retomei o sentido pela vida e a paixão pelo esporte”, contou o atleta que disputa a olimpíada pela segunda vez.

De acordo com o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, Carlos Roberto Silva, Thiago é uma das gratas surpresas do esporte. “É um garoto esforçado e com certeza trará cada vez mais orgulho para todos nós. É um exemplo de superação a ser seguido”, disse.

A modalidade esportiva vôlei sentado faz parte da grade de atividades esportivas da SDPD desde o ano passado e é indicado para pessoas com deficiência nos membros inferiores. Além de ajudar na reabilitação, a modalidade melhora a autoestima e pode revelar o potencial esportivo de futuros atletas.

Para conhecer essa e outras atividades voltadas para pessoas com deficiência, basta procurar a SDPD, que fica na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175, Jardim Belval, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Sobre as Paralimpíadas Escolares
Jovens de 12 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual que estejam matriculados em escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) estão aptos a participarem da competição por meio das Secretaria de Esportes do Estado.

Modalidades como atletismo, basquete em cadeira de rodas 3×3, bocha, futebol de 7, judô, tênis de mesa, natação, futebol de 5, goalball, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado integram a grande mobilização esportiva.