Temp

Outubro Rosa traz atividades de conscientização e prevenção

- 02 de outubro de 2018

Em Barueri, centenas de pessoas reuniram-se na manhã de segunda-feira (dia 1º) para participar da abertura oficial da campanha Outubro Rosa, que neste ano traz o tema “Outubro além do Rosa” e promove ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mana. A cerimônia aconteceu na Secretaria da Mulher, que ao longo de todo o ano já trabalha a prevenção e o apoio às mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

A festa contou com emocionantes apresentações que fizeram com que o público aplaudisse em pé. A bailarina Maria Carolina Gaspar saiu de dentro de uma concha e, representando uma pérola, apresentou um lindo espetáculo de dança. A música também teve espaço especial. O tenor Hirailton Cunha, acompanhado da violinista Tamire Soler e da pianista Margareth Migattos, apresentou impecáveis releituras musicais. A Banda da Guarda Municipal abriu o evento com os hinos nacional e de Barueri.

As integrantes do grupo “Formando Pérola”, que trabalha com mulheres em tratamento do câncer de mama, levantaram o astral com uma descontraída apresentação de canto e dança. Edna Vasselo, fundadora do programa “Semeando Pérolas” e madrinha do grupo da Secretaria das Mulheres de Barueri “Formando Pérolas”, recebeu homenagem especial pelo trabalho de resgate da autoestima e valorização pela vida. “Quero lembrar cada um de vocês o quanto é importante os momentos difíceis, um desafio para transformarmos em lindas pérolas”, disse.

A secretária da Mulher, Giani Cristina, aproveitou o momento para destacar os importantes serviços dedicados as mulheres do município. “Nesta data é importante lembrar que aqui em Barueri a prevenção acontece de janeiro a janeiro. Outubro é um mês festivo, de comemorações de tantas conquistas.”

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Sônia Furlan encerrou o evento salientando que “a dedicação de todos os setores tem sido o diferencial do governo que pensa, acima de tudo, em trabalhar com vidas”.

Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma das campanhas de saúde mais importantes do Brasil e chega à décima edição. Com uma verdadeira cruzada para promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama. Em 2008, quando a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) trouxe a campanha, a projeção de novos casos era de 49 mil. Para 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 60 mil.

Calendário de atividades Outubro Rosa 2018:
- Durante o mês de outubro, todas as Secretarias e a Câmara Municipal promoverão a arrecadação de lenços de algodão da campanha Outubro Rosa com o tema: “Outubro além do Rosa”.

- dia 20, concentração às 9h em frente ao Ginásio José Corrêa: Caminhada Outubro além do Rosa com todos os envolvidos e munícipes.

Secretaria da Mulher
- Durante o mês de outubro o salão Y&G Estética e Hair promoverá a arrecadação de lenços de algodão na campanha “Outubro além do Rosa”, em troca de uma massagem facial. Local: Centro Comercial Alphaville – Calçada Flor de Linho, 58.

- dia 2, às 10h: Café e Roda de Conversa com a presença da primeira-dama Sônia Dias Furlan com as Pérolas Rosa. Local: Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

- dia 3, às 14h: palestra sobre “Dietas da Moda” com a nutricionista Marilene Barbosa. Local: auditório da Secretaria da Mulher (aberto ao público).

- dia 4, às 9h: palestra sobre o câncer de mama com o tema “O saber e o Replicar, a Fim de Salvar Vidas”, com a profissional da enfermagem Lucia Regina Moiteiro (Coordenadoria de Saúde da Mulher). Local: auditório da Secretaria da Mulher.

- dias 4, 11, 18 e 25, às 10h: Canto e coral/violão e violino com tema “Inspirando e Cantando Sonhos - Outubro além do Rosa”. Local: recepção central da Secretaria da Mulher.

- dia 5, às 9h: caminhada matinal (Coordenadoria de Esportes). Local: Parque Municipal Dom José (aulas abertas), rua Ângela Mirella, 500, Jardim Maria Tereza.

- dia 8, às 17h: ioga (Coordenadoria de Esportes). Local: vão livre da Secretaria da Mulher (aulas abertas).

- dia 8 até 29, das 9 às 12h: “Outubro além do Rosa nos Bairros”, com a equipe técnica: Parque Imperial (8 e 10/10), Jardim Mutinga (15 e 17/10), Vale do Sol (24/10) e Jardim do Líbano (29/10).

- dia 9, das 10 às 12h e das 14 às 16h: palestra sobre “Saúde Mamária”, com Adriana Oliveira e Sheila Gonzalez. Local: auditório da Secretaria da Mulher (aberto ao público).

- dia 9, das 9 às 12h: maquiagem, escova e hidratação. Local: Salão de Beleza Secretaria da Mulher (aberto ao público e atendimento por ordem de chegada).

- dia 9, às 9h: palestra “Previnam-se Todas contra o Câncer de Mama”, com Dr. Francisco Fabbri. Local: UBS Dr. Adauto Ribeiro (av. Zélia, 950, Parque dos Camargos).

- dia 11, às 10h: alongamento (Coordenadoria de Esportes). Local: vão livre da Secretaria da Mulher (aulas abertas).

- dia 13, às 15h30: entrada das Pérolas Rosas em campo com a faixa com o tema “Outubro além do Rosa”. Local: Arena Barueri.

- dia 15, às 15h: palestra “Câncer de mama, como lidar com esse vilão”, ministrada pelo profissional de enfermagem Edimar Carias Lessa (Coordenadoria de Saúde da Mulher). Local: auditório da Secretaria da Mulher (aberto ao público).

- dia 16, às 14h: palestra “A Força da Resiliência” e a divulgação do livro “Cabelos Vão, Cabelos Vêm” – autora/palestrante Anna Maria Mello. Local: auditório da Secretaria da Mulher (aberto ao público).

- dia 16, às 15h: aeróbica (Coordenadoria de Esportes). Local: vão livre da Secretaria da Mulher (aulas abertas).

- dias 17, 18 e 19, das 9h às 18h: Bazar Rosa do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama e parceiros. Local: vão livre da Secretaria da Mulher.

- dia 17, das 15 às 17h: palestra “Câncer de mama, como lidar com esse vilão”, com enfermeiro Edmar Lessa. Local: empresa Merheje Brazil (alameda Caiapós, 278, Tamboré).

- dia 17, das 9 às 12h e das 13 às 16h: workshop de artesanatos diversos com tema: “Se Enfeitando com Laços”. Local: vão livre da Secretaria da Mulher.

- dia 18, às 17h: capoeira rosa (Coordenadoria de Esporte). Local: vão livre da Secretaria da Mulher (aulas abertas).

- dia 19, às 8h: zumba rosa (Coordenadoria de Esporte). Local: vão livre da Secretaria da Mulher (aulas abertas).

- dia 19, às 17h: palestra “Câncer de mama, como lidar com esse vilão”, com enfermeiro Edmar Lessa. Local: Residencial Alphaville 2.

- dia 20, das 11 às 19h: Um Laço por um Lenço. Local: Parque Shopping Barueri (rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400, Nova Aldeinha).

- dia 21, a partir das 17h: entrega dos lenços da campanha lenço de algodão “Outubro além do Rosa”, palestra Prevenção ao câncer de mama, com Dr. Francisco Fabbri, e venda de artesanatos do ateliê das Pérolas Rosas. Local: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (avenida Piraíba, 432, Centro Comercial Jubran - aberto ao público).

- dia 22 a 31, das 9 às 16h: Exposição dos cursos da Coordenadoria de Projetos: Bordado e Macramê (“Bordando e Conscientizando com Alegria”), Patch Apliquê (“Amor pela Vida”), Pintura em Tecidos (“Um Laço com Carinho”), Pinturas em Tela (“A Paisagem pela Vida”), EJA (“Aprenda o Valor das Letras”), Tricô e Crochê e Olê Mulhê Rendeira (“Entrelaçando Amizade com Felicidade”). Local: Espaço Digital da Secretaria da Mulher.

- dia 23, das 9 às 12h: Masterchef Pérolas Gourmet com profissional Renato Bueno. Local: Espaço Gourmet da Secretaria da Mulher.

- dia 24, das 8 às 13h: palestra sobre “1º Fórum Municipal em Atenção à Saúde da Mulher”, com Dr. Francisco Fabbri. Local: auditório do CAP (rua Cabo PM José Maria Schiavelle, 125, Jardim dos Camargos).

- dia 24, às 15h: palestra “Cantinho do Chá: Câncer de mama, informar para empoderar e superar” (Rede Mulher). Local: Deck da Secretaria da Mulher.

- dia 24, às 10h: hidroginástica (Coordenadoria de Esporte). Local: piscina da Secretaria da Mulher (aulas com agendamento prévio).

- dia 24, às 14h: palestra “Câncer de mama, como lidar com esse vilão”, com enfermeiro Edmar Lessa. Local: Parque Shopping Barueri (rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400, Nova Aldeinha).

- dia 25, a partir das 10h: recebimento dos lenços arrecadados por todas as secretarias na campanha “Lenço de Algodão”. Local: Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri (NCCMB) – Secretaria da Mulher.

- dia 25, às 9h: palestra “O Saber e replicar a fim de salvar a vida”, com enfermeira Lucia Moiteiro. Local: Fedex Express (alameda Tocantins, 425, Alphaville).

- dia 26, às 15h: palestra “Alimentação na prevenção do câncer” com nutricionista Marilene Barbosa. Local: auditório da Secretaria da Mulher (aberto ao público).

- dia 27, das 13 às 18h: aulão do esporte com o tema “Mexa-se e previna-se”. Local: Parque Shopping Barueri (rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400, Nova Aldeinha).

- dia 29, das 9 às 16h: “Outubro Rosa Mais Estilo”, dia voltado à beleza da mulher que está diagnosticada com câncer de mama. Local: Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri (NCCMB) – Secretaria da Mulher.

- dia 29, às 14h: palestra sobre “Câncer de mama, como lidar com esse vilão”, Enfermeiro Edmar Lessa. Local: Confort Suites (alameda Tocantins, 425, Alphaville).

- dia 30, às 9h: palestra “Previnam-se todas contra o câncer de mama”, com Dr. Francisco Fabbri. Local: auditório da Secretaria da Mulher (aberto ao público).

- dia 31, às 10h: encerramento da campanha com tema “Outubro além do Rosa”.

Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana
- dia 24, às 10h:
palestra “Direitos para servidoras diagnosticadas com o câncer de mama”, com Dr. Diego Stefani. Local: auditório da Secretaria de Segurança

Secretaria de Educação
- Todas as sextas-feiras do mês de outubro os servidores usarão uma peça de roupa ou adereço na cor rosa.

- As dependências da Secretaria de Educação serão enfeitadas com o tema da campanha “Outubro além do Rosa”.

- Professores serão orientados a falar com os alunos sobre a importância da campanha.

Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente
- Todas as sextas-feiras do mês de outubro os servidores usarão uma peça de roupa na cor rosa.

- Confecção de laços rosa e distribuição para todos os servidores.

Câmara Municipal
- dia 9:
Dia Rosa, todos os servidores da Câmara usarão uma peça de roupa rosa.

- dia 17, das 14 às 15h: palestra para os servidores sobre como prevenir o câncer de mama com o tema “Autoexame”, com Dra. Kátia Maria Pedroso Brotas e Dr. Claudinei Alves Rodrigues.

Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho & Casa do Trabalhador (Ganha Tempo)
- todas as sextas-feiras do mês de outubro os servidores usarão uma peça de roupa na cor rosa.

Secretaria de Negócios Jurídicos
- dia 15:
será oferecido para os servidores da Secretaria um bolo com tema “Outubro além do Rosa” como forma de chamar a atenção para a campanha.

Fundo Social
- dia 22, às 14h:
almoço temático do outubro rosa com venda de convites e doação de lenços de algodão. Local: Restaurante Novilho de Prata (alameda Mamoré, 843, Alphaville).

Secretaria de Serviços Municipais
- Todas as sextas-feiras do mês de outubro os servidores usarão uma peça de roupa ou adereço na cor rosa.

Fieb
- dia 29, às 14h:
Encontro Rosa - palestra ministrada pela Coordenadoria de Saúde da Fieb com a participação de colaboradores do grêmio.

Secretaria de Esporte
- Durante o mês de outubro, os servidores estarão utilizando o laço rosa, símbolo que representa a campanha.

Ouvidoria Geral do Município
- Durante o mês de outubro todos os servidores usarão laço rosa.

- Decoração do prédio da Ouvidoria na cor rosa durante o mês de outubro.

- Campanha de divulgação sobre o câncer de mama nas redes sociais da Ouvidoria.

Secretaria de Saúde
- Confecção de laços rosa para uso pessoal de todos os servidores.

- Durante o mês de outubro, no período semanal de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 13h, os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dra. Elizabete Izilda Duleba, Maria F. Melo, Hélio Berzaghi, Armando Gonçalves de Freitas, Edini C. Consoli, Raquel S. Ruela, Maria Lourdes H. Matos, Hermelino L. Filho, Amaro J. Souza, Vince Nemeth, Benedito O. Crudo e Pastor José R. Rossi realizarão orientações de prevenção ao câncer de mama, solicitando mamografias quando houver a necessidade de acordo com a indicação do profissional apto através de demandas espontâneas.

- dia 4, às 9h30: café da manhã para mulheres, aula de dança e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Local: UBS Hélio Berzaghi (avenida Marginal Direita, 486, Jardim Paulista).

- dia 5, às 10h30: palestra “Câncer de mama” com enfermeira Karina Lopes de Castro Souto. Local: UBS Pastor José Roberto Rossi (rua Santo Antônio, 21, Jardim Califórnia).

- dias 5 e 26, às 15h: palestra sobre prevenção do câncer de mama com enfermeira Marcia Ramos de Souza. Local: UBS Pedro Izzo (rua Everest, 26, Jardim Esperança).

- dia 8, às 8h: palestra sobre prevenção do câncer de mama e curso de maquiagem com a palestrante Maria Inês Rosa Ribeiro Costa. Local: UBS João de Siqueira (rua Canal da Mancha, 259, Jardim Reginalice).

- dia 8, às 10h: palestra com tema “Câncer de mama”, com Dra. Presciliana Giovana Mitrano Leite. Local: UBS Elizabete Izilda Duleba (rua Paraíso, 101, Chácaras Marco).

- dia 9, às 8h: Caminhada Rosa com o grupo Vida Ativa com participação de amigos e familiares. Local de concentração: UBS Elizabete Izilda Duleba (rua Paraíso, 101, Chácaras Marco).

- dia 9, às 8h: Caminhada com o grupo Vida Ativa. Local de concentração: UBS Raquel Sandrine Ruela (rua Niterói, 49, Jardim Maria Helena).

- dia 15, às 9 e 15h: palestra com tema “Autoexame da mama” com as palestrantes Ione Aparecida dos Santos e Claudia Regina Costa Silva. Local: UBS Adauto Ribeiro (avenida Zélia, 950, Parque dos Camargos).

- dia 15, às 10h: palestra sobre câncer de mama com a enfermeira Ângela Silva de Carvalho Saraiva. Local: UBS Maria de Lourdes H. Matos (avenida Capitão Francisco Cesar, 1.240, Engenho Novo).

- dia 17, às 7h30: Caminhada Rosa com o grupo Vida Ativa da UBS Armando Gonçalves de Freitas. Local de concentração: Ginásio de Esportes do Parque Imperial (rua Padre Cícero Romão Batista, Parque Imperial).

- dia 17, às 10h: palestra “Prevenção câncer de mama” com a palestrante Cecilia Diogo de Lima. Local: UBS José Francisco Caiaba (avenida da Aldeia, 230, Aldeia de Barueri).

- dia 18, às 9h: palestra sobre prevenção de câncer de mama com a palestrante Keli Cristina dos Santos. Local: UBS Raquel Sandrine Ruela (rua Niterói, 49, Jardim Maria Helena).

- dia 18, às 9h30: palestra “Prevenção do câncer de mama” com a palestrante Juliana Cristina Barranqueiro. Local: UBS Maria Francisca de Melo (estrada dos Pinheiros, 523, Parque Viana).

- dia 19, às 13h30: palestra autoestima com Ana Paula Segala Gomes, precedida por curso de maquiagem e limpeza de pele, finalizando com sorteios de brindes para as participantes. Local: UBS Amaro José de Souza (rua Petrolina, 178, Jardim Mutinga).

- dia 19, às 10h: café da manhã para mulheres, aula de dança e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Local: UBS Vince Nemeth (rua Manoel Moreira, 165, Jardim Audir).

- dia 22, às 10h: palestra com tema “Mulheres, a importância da saúde emocional”, com a psicóloga Karina de Oliveira Lima. Local: UBS Adauto Ribeiro (avenida Zélia, 950, Parque dos Camargos).

- dia 26, às 9h: palestra sobre câncer de mama com a palestrante Marth Geane Mattos da Silveira. Local: UBS Maria Madalena Macedo (rua Vicente Nunes Ribeiro, 294, Jardim Santa Cecília).

- dia 29, às 9 e 15h: palestra com tema “Indicação de mamografias” com a palestrante Claudia Regina Costa Silva. Local: UBS Adauto Ribeiro (avenida Zélia, 950, Parque dos Camargos).

- dia 29, às 10h30: sensibilização para prevenção da doença e apresentação dos recursos municipais ofertados para este cuidado. Posteriormente aula de zumba e noções de dança do ventre. Local: UBS Edini Cavalcante Consoli (Jardim Tupan).

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
- Utilização de laços rosa, pins ou botons com tema da campanha Outubro Rosa durante todo o mês de outubro.

- Visita da equipe técnica em parceria com a Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Mulher com ações de orientações e prevenção ao câncer de mama.

- dia 4, às 9h: palestra “Saúde mamária”, com Adriana Aparecida Oliveira Silva. Local: Cras Jardim Silveira (av. Brig. Manoel Rodrigues Jordão, 1.110, Jardim Silveira).

- dia 8, às 14h: palestra “Câncer de mama, como lidar com esse vilão”, com enfermeiro Edmar Lessa. Local: Cras Engenho Novo (rua Capitão Francisco César, 1488, Engenho Novo).

- dia 9, às 9h: palestra “O Saber e replicar a fim de salvar vidas”, com enfermeira Lucia Moiteiro. Local: Cras Jardim Mutinga (rua Nova Aurora, 549, Jardim Mutinga).

- dia 11, às 8h30: palestra “O Saber e replicar a fim de salvar vida”, com enfermeira Lucia Moiteiro. Local: Cras Jardim Belval (rua Casemiro de Abreu, 329, Jardim Belval).

 - dia 16, às 9h: palestra “Saúde mamária”, com palestrante Adriana Aparecida Oliveira Silva. Local: Cras Parque Imperial (rua Padre Cícero Romão Batista, 136, Parque Imperial).

- dia 19, às 9h: “Alimentação na prevenção do câncer”, palestrante: nutricionista Marilene Barbosa. Local: auditório da SADS para Creas Centro e Casa da Criança (avenida 26 de Março, 1159, Centro).

- dia 22, às 9h30: palestra sobre “Alimentação na prevenção do câncer”, com nutricionista Marilene Barbosa. Local: Parque da Maturidade (rua Indianápolis, 123, Parque Santa Luzia - para 200 pessoas: alunas e funcionárias).

- dia 23, às 9h: palestra sobre “O Saber e replicar a fim de salvar vidas”, com enfermeira Lucia Moiteiro. Local: Cras Jardim Paulista (avenida Marginal Direita, 1.054, Jardim Paulista).

Secretaria de Obras
- Todas as sextas-feiras do mês de outubro os servidores usarão uma peça na cor rosa.

- dia 5: café da manhã e roda de conversa para os servidores com sorteio de livros com tema referente ao câncer de mama.

- dia 18: manhã da beleza com Mary Kay e palestra com o tema da campanha “Outubro além do Rosa” com a palestrante Patrícia Maria Alves.

- dia 18, às 9h: oficina de artesanato com garrafas e bexigas na cor rosa para presentear as servidoras.

Secretaria de Administração / Secretaria de Comunicação / Secretaria de Cultura e Turismo /Secretaria de Finanças / Secretaria de Governo / Secretaria de Negócios Jurídicos / Chefia de Gabinete
- dias 15, 16 e 17, das 10 às 12h:
apresentação do sketch teatral “Se Toca” com as servidoras Nana Pequini e Tamires Soler. Local: Paço Municipal.
 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp