Conselho do Idoso tem novos representantes

- 02 de dezembro de 2020

O Conselho Municipal do Idoso de Barueri (CMI) tem novos membros. Através de processo eleitoral com etapas distintas, o Conselho, que é vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), foi renovado em sua maioria.

Inicialmente foram eleitas as organizações da sociedade civil, depois, usuários e indicados do poder público. Finalmente foi definida a mesa diretora, cuja eleição e posse aconteceram na sede da SADS, na terça-feira (dia 1).

Órgão importante para a defesa dos direitos do idoso, o CMI conta com 24 membros entre titulares e suplentes e tem composição paritária (governo e sociedade civil). Essa gestão terá mandato de dois anos, até 2022.

Para presidente foi eleita Vanessa Fernandes Konishi, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A vice-presidente é Luiza Sales Soeiro da Silva, do Grupo Vida Brasil, e o 1º secretário é Rodrigo Marques Menocci, da Secretaria de Esportes.

Eleição da mesa
A eleição para presidente e 1º secretário teve a unanimidade dos votos, pois havia somente um candidato para cada cargo. Já para vice-presidente concorreram Luiza Sales Soeiro da Silva, do Grupo Vida Brasil, que obteve seis votos e Maria Clara da Matta Anjos, do Rotary Club de Barueri Tamboré, que somou três votos.

Avanços
Julian Pierre Coelho, do Grupo Vida Brasil, deixou a presidência com a sensação de dever cumprido. “Um dos principais avanços foi o funcionamento do Fundo Municipal do Idoso, que possibilita atender a um número maior de idosos.”

A nova presidente, Vanessa Fernandes Konishi,  é psicóloga e atua no Parque da Maturidade José Dias da Silva. Ela acredita que o trabalho à frente do Conselho será difícil, mas muito importante numa época em que os idosos sofrem com o isolamento social.

Leis
O Conselho Municipal do Idoso de Barueri (CMI) foi criado pela Lei Municipal nº 1.404 de 05/12/2003, alterada pela Lei 2.556/17. É um órgão colegiado, de natureza permanente e de composição paritária entre poder público e sociedade civil, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Tem caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de defesa dos direitos do idoso no âmbito municipal.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp