Temp

Em três anos, Barueri diminui todos os índices de criminalidade

- 03 de fevereiro de 2020

Através dos dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), Barueri comprovou que é uma ótima cidade para se viver, pois demonstra redução em todos os índices criminais nos últimos anos. 

Segundo a estatística, 2019 teve o menor número de roubos de veículos já apresentado na história do município e a segunda menor taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes (4,53), perdendo apenas para 2018 (3,81). 

No ano passado também houve queda, com relação a 2016, nos índices de furto (-17,3%), roubo (-32,3%), veículos subtraídos (-28,3%) e homicídios intencionais (-45,4%). Considerando todas estas ocorrências, a diminuição no período foi de 23,59%. 

Nos últimos três anos houve grandes avanços na segurança pública do município. De 2017 para cá foram criadas novas companhias especializadas como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Patrulhamento Tático Feminino (PTF) e o, mais recente, Canil. Juntamente com o Grupo Tático de Motos (GTM), todos colaboram para o policiamento com muito mais força e resultado. Em suas operações diárias, as equipes alcançam todos os bairros e combatem o crime antes mesmo de ele acontecer, como o trabalho preventivo contra os chamados “pancadões”. 

Outro passo importante que garantiu mais segurança dentro dos limites da cidade foi a implantação do sistema Detecta, que correlaciona informações rapidamente, permitindo acompanhar em tempo real os incidentes e ocorrências de todo o sistema policial como, por exemplo, pessoas procuradas pela Justiça ou veículos furtados, roubados ou que estejam envolvidos em algum crime. No mesmo instante em que algo é detectado através das câmeras de segurança, um alerta é emitido à Central com a localização exata do veículo ou infrator.   

Desde 2017 diversas ocorrências foram flagradas pelo olhar eletrônico das 463 câmeras de segurança distribuídas de forma estratégica pela cidade. O novo Centro Integrado de Monitoramento (CIM) e o sistema de GPS (aplicado em todas as viaturas da Guarda, Defesa Civil, Guarda Ambiental e Demutran) agilizam o atendimento às ocorrências. O CIM também acompanha diariamente tudo o que acontece nas 110 escolas municipais através de câmeras internas de vigilância. 

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, Regina Mesquita, atribui essa redução de criminalidade principalmente ao comprometimento dos guardas municipais em cumprir com empenho o planejamento operacional que é realizado diariamente. “Nossa equipe trabalha para prestar à população um serviço de excelência. Ver a criminalidade diminuindo em Barueri nos orgulha e vamos continuar trabalhando para manter a redução desses índices”, ressaltou.  


Assita ao vídeos das operações realizadas no Jd. Santa Cecília  e Jd. Paulista

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp