Temp

Pintura em tela melhora autoestima de pessoas com paralisia cerebral

- 04 de maio de 2017

Vitor Henrique Correia, 29 anos, tem paralisia cerebral, lesão ocasionada por negligência médica durante o parto ao nascer. O jovem poderia ser protagonista de mais um relato triste, porém ele faz parte, hoje, de uma parcela da sociedade que encontrou na arte a oportunidade de superar a sua deficiência por meio de atividades culturais oferecidas pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri.

Foi através da pintura em tela que Vitor pratica, há 8 anos, que ele conseguiu desenvolver a concentração e melhorar a compreensão.

“O Henrique melhorou muito o diálogo conosco, mesmo com a perda da fala, hoje percebemos que ele se comunica com o olhar e consegue também nos compreender. O dia a dia nos revela que ele também se orgulha dos quadros que pinta. E nós também sentimos o mesmo orgulho. Inclusive, presenteamos amigos e familiares com pinturas que o meu filho desenvolveu durante as atividades”, relatou Ana Correia, mãe de Vitor Henrique.

De acordo com a Coordenadoria de Cultura, a pintura em tela integra as atividades  denominadas como sócio-ocupacionais, que tem como principal objetivo incentivar a autonomia  e despertar a autoestima dos participantes.

“A atividade em si (pintura em tela) conta com auxílio de um professor de artes e com alguns materiais adaptados que permitem que os usuários da oficina de pintura possam ter contato com diversas técnicas. Isso é essencial, pois desperta a criatividade e percepção, já que eles escolhem, através de figuras, o que querem reproduzir nas telas”, destacou Elisabete Mourão, responsável pelo Departamento de Cultura da secretaria.

Quer saber mais? Procure a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência situada na Rua Vereador Isaías Pereira Souto, n° 175 - Jardim Belval , de segunda a sexta, das 8h às 17h.