Barueri é exemplo de cidade inteligente em programa do Canal Futura

- 03 de junho de 2020

Nos dias 10 e 11 de setembro de 2019 uma equipe do Canal Futura, emissora de televisão com foco educativo, veio conhecer de perto a cidade de Barueri e compreender melhor como investimentos em tecnologia e sustentabilidade energética e ambiental podem influenciar positivamente na qualidade de vida dos cidadãos.

A equipe veio do Rio de Janeiro, sede do programa “Tá Ligado?”, que aborda o tema eficiência energética buscando ângulos diferentes, experimentos práticos e senso de humor, uma vez que o conteúdo é destinado principalmente para o público jovem. O foco era mostrar como funciona uma cidade inteligente: categoria na qual Barueri entrou para ficar desde 2017, acumulando diversos prêmios e se destacando nos rankings nacionais e internacionais.

Totalmente amparados pela Secretaria de Comunicação de Barueri (Secom), a equipe passou os dois dias percorrendo a cidade, conversando com pessoas, entrevistando autoridades locais e captando imagens sobre os investimentos realizados pela Prefeitura. O objetivo era mostrar de que forma uma cidade inteligente torna o ambiente mais humano, acessível, igualitário e funcional para todos, além de outras consequências importantes, como a redução de custos aos cofres públicos e a criação de mecanismos que tornam o munícipe mais próximo e participativo.

O resultado dessa visita está exposto no episódio “Cidades Inteligentes I”, que vai ao ar no dia 9 de julho, às 21h30, no Canal Futura pela televisão, mas que já está disponível no Futura Play (CLIQUE AQUI pra assistir).

Exemplo prático
Com 12 minutos de duração, o episódio discorre sobre os conceitos de Smart Cities (Cidades Inteligentes) e como ele beneficia a sociedade. “Agora nós vamos conhecer um lugar que tem feito investimentos para ser uma cidade inteligente. Barueri é um dos principais polos empresariais de São Paulo. Eles se baseiam na definição de que uma cidade inteligente é a que utiliza tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos moradores e a eficiência dos serviços urbanos”, enuncia o programa quando começa a mostrar o município.

O gestor do Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri, Jonatas Randal, introduziu o tema falando sobre os 350 quilômetros de fibra ótica instalados na cidade desde o início de 2017 (hoje já são mais de 400 km), que permitem interligar todos os órgãos públicos, além de praças, parques e ampliar a segurança, como é o caso do sistema de monitoramento que compreende todo o território.

A Câmara Municipal de Barueri aparece em seguida, uma vez que foi a primeira do mundo a conquistar a certificação ISO 9000, de qualidade, depois AS 8000, de responsabilidade social, e a ISO 14001, de gestão ambiental, tornando-a uma das Câmaras mais sustentáveis do globo, conforme cita Érison Martins, assessor de imprensa da casa.

A instalação de lâmpadas de LED no lugar da iluminação antiga também foi citada como um exemplo de iluminação inteligente, já que tornou os ambientes mais claros à noite, permitindo maior segurança e aproveitamento dos moradores para prática de exercícios e passeios em família. A considerável queda de custos com os gastos de energia, manutenção e troca das lâmpadas foi ressaltada pelo secretário de Relações Institucionais, Mario Trimboli Júnior.

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita, falou sobre o sistema de monitoramento que cobre toda a cidade e, além de culminar também com mais segurança para o cidadão, agiliza o socorro em casos de acidentes e outras ocorrências. Os semáforos inteligentes, presentes em vários pontos do município com a possibilidade de programação remota, não poderiam ficar de fora da conversa, já que impulsionaram o episódio.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
É sempre bom lembrar que tais preceitos de Smart Cities enquadram-se em um dos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que estipula metas até o ano de 2030. No caso, esses investimentos atenderiam ao objetivo número 11: tornar cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Como a produção televisiva mostra, Barueri está em um bom caminho.