Temp

Barueri realiza campanha sobre contaminação do solo

- 03 de setembro de 2019

Tendo em vista as propostas elencadas pelo Programa Município VerdeAzul e pela Agenda 2030 da ONU, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) realiza ações sobre solos contaminados no município. Entre as principais causas de contaminação nas cidades estão os vazamentos provenientes de postos de combustíveis. O papel de Barueri é realizar campanhas de orientação e prevenção, ficando a cargo do Estado, através da Cetesb, sua fiscalização e autuação.

A contaminação, além de atingir o solo, pode chegar até os lençóis freáticos (reservatórios de água que ficam debaixo da terra). Após serem contaminados, os lençóis freáticos não podem ser mais utilizados, principalmente para consumo através de poços artesianos.

Os poços servem para pessoas que não são atendidas por companhias de abastecimento e são também utilizados como medida preventiva, tendo em vista a queda no nível dos reservatórios de água.

A Secretaria de Meio Ambiente desenvolveu materiais impressos para serem distribuídos próximo aos postos de abastecimento. O objetivo é orientar e alertar os munícipes sobre os riscos que esta atividade pode acarretar.

“A Secretaria desenvolve ações de planejamento, licenciamento, fiscalização e também de educação ambiental, zelando pela gestão dos recursos naturais de Barueri e promovendo a sustentabilidade, com foco no equilíbrio e na qualidade de vida no meio urbano”, ressalta o secretário Marco Antônio de Oliveira (Bidu).

Temp