Comissões de coleta seletiva visitam cooperativa e aprendem a importância de reciclar esponjas

- 03 de setembro de 2019

Organizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), um encontro, realizado na sexta-feira (dia 30 de agosto) na Cooperyara (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Prestadores de Serviço de Reciclagem do Município de Barueri), reuniu servidores de todos os órgãos das administrações direta e indireta da Prefeitura. Nomeados para integrar a comissão de sua pasta, eles são responsáveis pela implantação do programa de coleta seletiva local. Desde 2014, os encontros costumam ocorrer de forma periódica.

A importância do encontro é conversar e refletir para a realização de planejamento conjunto das ações e verificação do funcionamento do programa em cada Secretaria. A reunião realizou um balanço da campanha de arrecadação de esponjas de limpeza, cada pasta participante recebeu um certificado pelas colaborações. O encontro foi finalizado por uma visita pelas instalações da cooperativa para conhecimento do trabalho exercido.

A Secretaria que arrecadou mais esponjas foi a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e sua representante Sueli Hugo Lisboa Diniz contou sobre o engajamento dos funcionários pela causa ambiental e social e o papel da pasta com o ser humano e, consequentemente, com o meio ambiente. “A Assistência trabalha na valorização do humano e ele valorizado vai cuidar melhor do meio ambiente”, relatou a servidora do Parque da Maturidade.

De acordo com o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), a campanha reforça a importância da reciclagem de outros materiais com um foco mais apurado nas esponjas de louças e da parceria entre os diversos setores públicos municipais. “A esponja tem que fazer parte dos materiais recicláveis que vão para coleta seletiva normalmente, nós queremos agregar esse material e é muito importante ter esse trabalho com os colaboradores de todos os órgãos da Prefeitura, pois nós somos servidores e devemos dar o exemplo. A coleta seletiva tem de começar em casa e em todos os prédios públicos.”

O presidente da Cooperyara, Eliseu da Silva Félix, comentou da necessidade do aumento da reciclagem das esponjas e que a visita dos servidores municipais à cooperativa aproxima as pessoas tanto da importância da reciclagem como do trabalho social ali presente. “A visita aqui modifica o pensamento das pessoas. Quando se fala em palestras, as pessoas não estão vendo o que acontece na Cooperyara, mas quando chegam aqui, elas têm um impacto”, afirmou.

Ele comentou ainda sobre as parcerias firmadas, por exemplo com o Mc Donald’s e com a Abihpec, que permitem ampliar o trabalho de conscientização, além de proporcionar reformas e aquisições de equipamentos.

Temp Temp