Outubro Rosa é lançado em Barueri e conta com extensa programação

- 03 de outubro de 2017

Com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença e das ações preventivas, foi realizado na manhã de segunda-feira, 2, o lançamento da Campanha Outubro Rosa 2017. O evento aconteceu na Secretaria da Mulher e contou com a presença de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade.

O movimento conta com o apoio é da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade "Estrela Guia" e do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

A cerimônia de abertura contou com atividades do programa 10 Tons de Rosa, ação vinculada ao Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. Emocionantes apresentações musicais com a presença da cantora lírica Giovanna Maira e um vídeo institucional sobre o tema “Prevenção” pontuaram o início das ações.
Durante a cerimônia foram realizadas homenagens especiais para mulheres marcantes, como a jornalista e presidente do Instituto Arte de Viver, Valéria Baraccat, e a madrinha das Pérolas Rosas, Edna Vasselo Goldoni.

A presidente do Fundo Social Estrela Guia, Sônia Furlan, fez questão de salientar sobre a importância da data no sentido de conscientizar e prevenir as pessoas. “Estamos nos empenhando para oferecer à população um sistema de saúde de qualidade. Queremos proporcionar a possibilidade de saúde preventiva para todos”, comentou. Ao final da cerimônia - ela participou tocando violino - de uma apresentação com os músicos da Secretaria de Cultura.

O prefeito Rubens Furlan ressaltou a preocupação da administração com as questões da saúde. “Estamos empenhados em colocarmos o mais rápido possível o Centro de Diagnósticos que funcionará como um dos equipamentos mais modernos, oferecendo saúde preventiva para toda a nossa população”.

A secretária da Mulher, Giani Cristina, também falou sobre a importância do movimento Outubro Rosa e destacou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

Ações marcam o movimento

Em Barueri está programada a iluminação com a cor do tema nos principais pontos da cidade, como o a Monumento à Solidariedade, Fonte Cunhatã, a Herma de Yojiro Takaoka e a Ponte Akira Hashimoto. Também há a caracterização rosa de prédios públicos, como a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o Teatro Municipal e a Secretaria da Mulher.
Haverá, ainda, uma edição especial da Zumbalada, promovida pela Secretaria de Esportes, e a "Pedalada Rosa", realizada pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Acompanhe a agenda Outubro Rosa – Um Laço pela Via

1/10 (13h30) – Coral da Secretaria da Mulher na abertura oficial da campanha do Governo do Estado (Casa das Rosas, São Paulo)

2/10 (10h) – Lançamento da campanha municipal (Secretaria da Mulher)

5 a 19/10 (manhã e tarde) - Atendimento especializado Outubro Rosa nas UBSs Amaro José de Souza (Mutinga), Hermelino Liberato Filho (Belval) e Hélio Berzaghi (Jd. Paulista)