Idosos da UBS do Parque Viana visitam Templo Zu Lai

- 03 de outubro de 2019

Contemplar a paz, acalmar a mente em meio à natureza e aprender mais sobre uma filosofia milenar. Essa foi a experiência que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Francisca de Melo, do Parque Viana, proporcionou a 21 participantes de seu grupo de idosos no dia 19 de setembro.

A UBS tem um dos grupos de idosos mais ativos da rede e não foi nada difícil convencê-los a fazer essa visita ao Templo Zu Lai, em Cotia. Trata-se de um templo que segue a filosofia do Budismo Humanista e que divulga sua tradição através de quatro pilares: educação, cultura, beneficência social e purificação espiritual.

Os idosos foram acompanhados por uma equipe da UBS, formada pela assistente social Danila Martins, a médica Geile Passos, a farmacêutica Priscila Matsuzaki e a enfermeira Viviane Alves. Lá, foram recebidos por um guia que os acompanhou durante toda a visita, mostrando o local e fazendo conexões entre a história, as práticas religiosas e os lugares sagrados.

“Eles caminharam pelos jardins cercados por inúmeras esculturas de Budas e Bodhisattvas e conheceram alguns espaços de celebrações”, especifica a assistente social Danila.

Os visitantes conheceram a sala de Buda Sakyamuni – o príncipe que renunciou seu trono com o objetivo de seguir o caminho para a iluminação –, uma das mais visitadas, em que os monges entoam ensinamentos de Buda e praticam meditação. Foi onde puderam acender incensos e fazer pedidos e agradecimentos. O passeio terminou em uma das salas voltadas à meditação, onde todos tiveram lições sobre essa prática.

"Poder proporcionar momentos fora do ambiente hospitalar com o intuito de promover saúde é algo de grande valor. Esse grupo é tão motivado e aberto às propostas! É muito gratificante vê-los aprendendo mais sobre outras culturas, tendo acesso à natureza e ao quanto a meditação e o praticar o bem trazem benefícios à nossa vida", declara, satisfeita, a enfermeira Viviane, que compõe a equipe multidisciplinar que acompanha o grupo Saúde do Idoso na unidade.

Para Severina Maria Luna Ferreira, de 65 anos, frequentadora do grupo, o passeio foi muito produtivo, “uma experiência única e um aprendizado maravilhoso sobre a cultura chinesa e a filosofia budista”. Essa foi sua primeira vez no local e ela frisou a importância desse tipo de atividade externa e do momento de interação do grupo fora da UBS.

Sobre o grupo
O grupo Saúde do Idoso está aberto a todos os interessados com idade a partir de 60 anos. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 14h30, na UBS do bairro. As atividades priorizam a promoção da saúde por meio da prevenção e de práticas que levem a uma melhor qualidade de vida. Os participantes se integram em diferentes projetos e são levados a experiências diversificadas que ampliam seus conhecimentos e suas capacidades de socialização.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp