Temp

Alunos da escola Padre Elídio Mantovani fazem exposição sobre a África

- 03 de dezembro de 2019

Desde o início do ano, os estudantes do quinto ao nono ano da Emef Padre Elídio Mantovani, no Parque dos Camargos, estão participando intensamente do projeto “Africa Brasil”, que tem como objetivo incentivar a pesquisa e a aprendizagem sobre costumes, cultura, música, pontos turísticos, culinária, idiomas e outros aspectos dos países do continente africano.

Sabe-se que entre os séculos 16 e 19, cerca de 4,4 milhões de africanos, chegaram ao Brasil, contra a vontade. Essas pessoas tiveram um papel importante na construção da cultura brasileira, por isso a importância de entender mais os países do continente africano.

Desta forma, o professor Magno Casemiro, coordenador do projeto, viabilizou uma série de palestras, durante todo o ano letivo, com expoentes negros, que levaram suas experiências aos estudantes. Os alunos puderam fazer perguntas e ouviram sobre a vida de personalidades, que abordaram temas como negritude, mercado de trabalho e empoderamento.

Na última semana do mês de novembro, toda a escola participou da cerimônia de encerramento do projeto. Com a ajuda dos gestores e professores, todos os anos apresentaram mostras sobre o país que pesquisaram ao longo do ano. Foram apresentados painéis com pontos turísticos, vestimentas, culinária, dança e música.

A escola viveu um cenário em que países como África do Sul, Angola, Congo, Egito, Marrocos, Nigéria, Quênia e Zimbábue, entre outros, puderam ser representados pelos estudantes.

De acordo com o professor Magno Casemiro, o projeto trouxe ações excelentes para todos.  “Pudemos trabalhar o tema diversidade dos povos, respeito e resgate de valores. Foi muito positivo”, avaliou.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp