Guarda Municipal aprofunda relação com projeto social da Aldeia

- 04 de abril de 2017

Na manhã de 23 de março (quinta-feira), integrantes do Grupo Educacional de Segurança Escolar da Guarda Civil Municipal de Barueri receberam a equipe do Projeto Metanóia na Base da Guarda Municipal, situada no bairro Aldeia de Barueri.

O projeto Metanóia (Mudança de mente para um novo comportamento cidadão) tem a iniciativa de promover o incentivo popular para a recuperação ambiental, melhoria urbanística e desenvolvimento da cidadania promovido por um grupo de moradores do bairro Aldeia de Barueri.

Esse grupo se uniu para envolver a comunidade local no cuidado e manutenção dos espaços públicos do bairro, a partir de um projeto piloto desenvolvido nos vãos da ponte Akira Hashimoto, localizada sobre o rio Tietê, na avenida General Divisão Pedro Rodrigues.

O objetivo do projeto é mobilizar a população para o cuidado com as áreas públicas, trazer melhorias ambientais, de segurança e estética, provocando assim uma mudança de mentalidade do cidadão, de modo que ele se sinta mais responsável pela manutenção dos espaços públicos, despertando o vínculo emocional entre os jovens envolvidos no projeto.

A presença dos integrantes à Unidade deu-se com o intuito de estreitamento dos vínculos comunitários junto à Guarda Civil Municipal de Barueri, que oferece serviço de segurança com o policiamento comunitário de aproximação, bem como processo de divulgação do projeto em outros bairros do município.

Outro importante parceiro do projeto Metanóia é o Projov, que vem apoiando os idealizadores cedendo os espaços e oferecendo a efetiva presença dos adolescentes.