Futebol já faz parte das atividades da SDPD

- 04 de maio de 2018

Com mais uma modalidade esportiva, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) dribla barreiras e agora oferece o futebol como ferramenta de inclusão.  Esse esporte pode ser praticado por todas as pessoas que tenham algum tipo de deficiência intelectual ou física.

O esporte mais praticado e amado do Brasil agora faz parte da grade de atividades da SDPD que cria ambientes esportivos que favoreçam a inclusão de pessoas com deficiência em diversas modalidades, para melhorar a qualidade de vida através do esporte. São mais de 10 opções para iniciação esportiva adaptada como bocha, tênis de mesa, natação, atletismo, ginástica de solo e skate.

“O objetivo e dar funcionalidade ao esporte para o usuário. Não se trata de apenas uma ocupação, mas de inserir de fato a prática esportiva de maneira adaptada com regras e resultados”, destaca a diretora de Esportes da SDPD, Adriana Leal.

Nas aulas de futsal também são inseridos os fundamentos básicos para a compreensão do jogo, o que estimula o trabalho em equipe. “Aos poucos os usuários aprendem as noções técnicas e táticas desse esporte e assim começam a perceber a importância de grupo. Além de melhorar a condição física, por exemplo, no controle de tronco e na movimentação dos membros que foram preservados nos casos de pessoas com paralisia cerebral”, indica Adriana.

As oficinas de futsal são realizadas sempre às quartas-feiras na quadra da Secretaria. As pessoas que têm deficiência e desejam participar das aulas de futsal ou de qualquer outra modalidade podem procurar a SDPD, que fica na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175, Jardim Belval. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações, 4194-4939.