Temp

Comissão do Femupo avalia 280 músicas de inscritos de todo o Brasil

- 04 de setembro de 2017

Após o encerramento das inscrições para o Femupo (Festival de Música Popular Brasileira), a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri organizou uma bancada para compor o júri que está analisando e selecionando as músicas inscritas no festival.  Durante quatro dias, oito jurados ouviram mais de 280 músicas de candidatos de todo o Brasil na primeira triagem das categorias “Prata da Casa” e “Livre”.

Na segunda quinzena de setembro acontecerá mais uma análise das canções, onde serão avaliadas 70 músicas e nesta triagem permanecerão 20 na categoria Livre e 10 para a categoria Prata da Casa. Essas 30 músicas comporão as finais de onde sairá a grande campeã 2017, que ocorre em novembro, no Teatro Municipal de Barueri.

O Femupo recebeu inscrições de norte a sul do país. Praticamente dois terços dos 27 Estados brasileiros estão participando do Festival de Barueri. São Paulo tem 138 inscritos, seguido por Minas Gerais, 29; Rio de Janeiro, 14; Goiás e Brasília, 5 cada; Ceará, 4; Santa Catarina, 3, Pará, 2; Rio Grande do Sul, 1; Bahia, 2; Tocantins, 1; entre outros.

Os temas abordados nas músicas abrangem o meio ambiente, amor universal, discriminação (racial), e misoginia, (ódio contra as mulheres), a riqueza do folclore, a política e a corrupção.

“Participei de todas as edições do Femupo, desde 1978, e esta é uma das melhores. Os materiais e a qualidade das interpretações musicais são as melhores possíveis. Quem for ao festival saberá o que o povo brasileiro está sentindo neste momento, pois as canções retratam o cenário atual do País”, ressaltou Getúlio Fogaça de Azevedo, um dos criadores do Femupo.