Barueri Esporte Forte oferece capoeira inclusiva na SDPD

- 04 de setembro de 2018

A SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) solicitou e a Secretaria de Esportes atendeu imediatamente: a cessão de um instrutor de capoeira para a implantação da modalidade na Secretaria. Edivaldo Henrique Santos, o Fumaça, se viu diante de um desafio quando aceitou o convite.

“Não podemos exigir que eles façam os mesmos movimentos dos atletas convencionais, mas a inclusão e a condição motora deles melhora demais”, revela ele. Fumaça conta que já conhecia Josimar Araújo, o instrutor Vermelho, autor de “Capoeira Inclusiva”, um verdadeiro manual para quem quer ensinar a capoeira para pessoas deficientes, mas enfrentou dificuldades na hora da aplicação. “Tive que esclarecer muitas dúvidas com ele”, complementa.

O coordenador sócio-educacional da SDPD, Edson Santos, o Lampião, enumera com entusiasmo os benefícios que a capoeira traz: “melhora o relacionamento familiar, a disciplina, a coordenação motora e a socialização”. Nestor Souza Barbosa, pai de Gabriela Helena, de 10 anos, que pratica a capoeira há cerca de 12 meses, concorda com as mudanças que a atividade trouxe para a menor. “Ela está mais desenvolvida e perdeu em parte a timidez”, revela.

A opção pela capoeira nem sempre parte do praticante e sua continuidade está condicionada aos desdobramentos positivos da sua prática. É feita uma avaliação prévia  pelo instrutor e se houver algum problema físico ou comportamental, ele deixa a turma. Em 2017, havia 15 alunos matriculados nessa modalidade na SDPD. Neste ano, subiu para 34. Há duas turmas em todas as manhãs das segundas-feiras.

Temp Temp Temp