Temp

Nascente preservada na Aldeia da Serra torna-se modelo a toda cidade

- 04 de setembro de 2018

Foi ali, à beira do que parece um simples lago, que várias crianças – e também adultos - aprenderam sobre a importância de uma nascente e a necessidade de preservá-la. A lição foi levada pela equipe da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) na manhã do sábado (1º de setembro), durante uma ação de conscientização que identificou uma nascente modelo na região.

Localizada no residencial Morada dos Lagos, na Aldeia da Serra, a nascente modelo tem sido acompanhada pela Sema há alguns anos. Com a ajuda dos moradores, a fonte vem sendo preservada, o que ajuda não apenas no abastecimento dos rios que atendem toda aquela região, mas também na criação de um espaço verde muito saudável e bonito em seu entorno.

“A nascente modelo foi indicada pela Secretaria como um caso a ser seguido. Nós temos muitas nascentes no município e muitas vezes elas estão escondidas, porque quando vai construir, você acaba enterrando, canalizando essa nascente, e elas são importantes para o abastecimento de água”, explica a bióloga Yara Garbelotto, diretora do Departamento de Planejamento Ambiental da Sema .  

Yara ressalta que na Aldeia da Serra há um sistema isolado de abastecimento de água, no qual todas as nascentes e córregos caem nos lagos Fênix e Orion, construídos artificialmente na época da implantação dos condomínios para abastecerem toda aquela área. “Nós nomeamos essa uma nascente modelo aqui em Barueri e a ideia é divulgar isso inicialmente aos moradores aqui da região para mostrar como é importante fazer isso”, destaca a bióloga.  

Solo fértil 
Faz parte da preservação da nascente todo um trabalho em seu entorno, como o plantio de centenas de mudas de árvores realizado pela prefeitura de Barueri nos últimos anos e a revitalização da praça, já que isso torna o solo mais permeável e colabora ainda mais com a saúde da fonte. 

Para o morador José Luiz Lanzo, engenheiro eletricista aposentado, esse esforço nada mais é do que defender e cuidar da vida. “Preservar, no meu entendimento, é vida. Nós somos parte desse sistema, se a gente não cuidar de nós mesmos, já que isso aqui é uma extensão de nós, a vida está acabada. É muito importante que todas as pessoas no mundo entendam e cuidem do que é seu, porque não temos muito tempo, estamos perdendo muito da natureza e eu acho que isso e péssimo”, expressa. 

A ação do sábado também incluiu oficinas lúdicas voltadas às crianças, com filme educativo, pintura, incentivo ao plantio e criação de brinquedos feitos com garrafas pet. Além disso, uma ecobag ficou à disposição dos moradores para o descarte de aparelhos eletroeletrônicos em desuso, posteriormente entregues à Cooperyara, onde terá seus componentes separados e corretamente destinados. 

Barueri é Município Verde Azul 
Cuidar das nascentes da cidade é uma das exigências do Programa Município Verde Azul, criado pelo governo do estado com o intuito de valorizar a agenda ambiental nos municípios paulistas. Barueri participa da iniciativa desde 2008.  

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp