Temp

Tem lixo eletrônico? Deposite em ecobags distribuídas esta semana na cidade

- 04 de setembro de 2018

Ao menos 20 ecobags destinadas exclusivamente ao descarte de lixo eletrônico estão distribuídas em pontos estratégicos de Barueri ao longo da semana até 6 de setembro (quinta-feira). A ação ilustra o “Dia Municipal de Valorização da Coleta Seletiva e Reciclagem”, celebrado em 2 de setembro. 

A data foi instituída em 2017 por meio da lei 2.542 (você pode baixa-la AQUI), na qual garante-se o desenvolvimento de “ações tendentes à valorização da coleta seletiva e reciclagem, com amparo nos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, especialmente na prevenção e na precaução, no desenvolvimento sustentável, na cooperação entre as diferentes esferas do poder público, do setor empresarial e demais segmentos da sociedade, no respeito às diversidades locais e regionais e no direito da sociedade à informação e ao controle social”. 

Quem tiver aparelhos eletroeletrônicos em desuso pode deixá-los em qualquer uma das ecobags disponibilizadas pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). Todo lixo eletrônico coletado será enviado à Cooperyara - cooperativa formada por ex-catadores de lixo de Barueri -, onde será ecologicamente destinado.  

Onde? 
Nesta semana, há ecobags nas nove unidades escolares da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), nas cinco unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), em três escolas da rede municipal (Emeief Engenheiro Yojiro Takaoka, Emef Professora Elvira Lefevre Salles Nemer e Emef Professora Maria Elisa B. C. Chaluppe) e na Escola Internacional de Alphaville.  

Na última semana, o recurso foi disponibilizado também durante os três dias da Expotec, evento promovido pela Fieb no Ginásio José Corrêa. No sábado (1º de setembro), os moradores do residencial Morada dos Lagos, na Aldeia da Serra, também encheram uma ecobag com lixo eletrônico levada pela Sema.  

Temp Temp