Temp

UBS Belval recolhe mais de 100 mechas de cabelo em ação do Outubro Rosa no bulevar

- 04 de outubro de 2019

Foi só o começo da campanha Outubro Rosa, de conscientização contra os cânceres de mama e de colo do útero, mas a adesão da população já chama a atenção nas ações realizadas pela Secretaria de Saúde que começam a acontecer na cidade.

Na quarta-feira (dia 2), uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hermelino Liberato Filho, do Jardim Belval, passou o dia na tenda da Secretaria da Mulher destinada a esta causa no bulevar central de Barueri. Na ocasião, emitiram guias para mamografia e Papanicolau e coletaram mechas de cabelos para a confecção de perucas para mulheres que estão passando pelo tratamento contra o câncer.

Só nessa ação foram doadas 104 mechas de cabelo. A coleta estava sendo realizada pelo Instituto Amor em Mechas, que envia perucas gratuitamente a pacientes em fase de quimioterapia do Brasil inteiro. Para tanto, é realizada uma técnica na qual uma pequena mecha de cabelos é retirada de forma a não comprometer o visual da doadora. A voluntária do projeto, Maura Mattos, que realiza o corte das mechas, conta que para fazer uma peruca são necessários 500 gramas de cabelos.

A ação também foi abrilhantada pela apresentação do coral formado pelos componentes do grupo de idosos da UBS Maria Francisca de Melo, do Parque Viana. Com muito amor e músicas de encorajamento, o grupo mostrou a grandiosidade dessa luta.

A jovem Maria Cecília Carvalho, de 18 anos, estava feliz em deixar a mecha na tenda e confessa que ainda não conhecia essa técnica. “Gosto bastante desses eventos que nos incentivam a ajudar o próximo, de todos os jeitos”, diz.

Quer doar cabelos ou mechas?
Ficou com vontade de colaborar com a causa? São aceitos todos os tipos de cabelos, inclusive curtos e com química. De acordo com o instituto, os mais difíceis de conseguir são cabelos grisalhos, afros e encaracolados, portanto, são muito bem-vindos também. Uma urna está disponível na UBS do Jardim Belval (Praça Senador Teotônio Vilela, s/nº) até o dia 31/10 para quem quiser deixar mechas ou cabelos cortados. Além disso, haverá mais uma ação com corte de mechas ainda na UBS do Belval, no dia 24, das 9h às 13h, e na UBS do Parque Viana (Estrada dos Pinheiros, 523), no dia 17 a partir das 14h.

Sobre o Amor em Mechas
Criado em março de 2017, o instituto Amor em Mechas fica em São Paulo, mas realiza ações no Brasil inteiro. Totalmente dependente de doações, coleta cabelos e mechas para a feitura de perucas, além de bijuterias, lenços, maquiagens e outros itens que compõem um kit bastante caprichado enviado gratuitamente às mulheres em tratamento contra o câncer que solicitam a ajuda.

O kit inclui diversos itens, inclusive um livro destinado aos filhos da paciente que explica o que está acontecendo com sua mãe. Desde sua fundação, o Amor em Mechas já doou 1.360 perucas. Quem quiser entrar em contato, tanto para solicitar o kit quanto para doar cabelos, pode telefonar para (11) 98269-7000 e falar com Débora Pieretti, fundadora do projeto.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp