Como destinar recursos ao Fumcad

- 04 de dezembro de 2017

Empresários amigos da criança e do adolescente reuniram-se no dia 29 de novembro (quarta-feira), na Câmara Municipal de Barueri, num evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade e Rotary Club Distrito 4610. O objetivo do encontro foi informar sobre a doação de recursos e destinação do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad).

Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, vereadores e empresários assistiram à palestra de Neide Vicente Oliva, auditora da Receita Federal, que abordou o tema “Destinação do Imposto de Renda ao Fumcad”. Houve também apresentações culturais da Promoart e do Camp Barueri.

Mariana de Oliveira Leite, presidente do CMDCA, abriu o encontro explicando a importância da destinação do Imposto de Renda para o Fumcad. “Nem é preciso colocar a mão no bolso. Em Barueri temos 19 entidades inscritas no Conselho aptas a captar esses recursos. Todas as organizações da sociedade civil fazem cerca de  368 mil atendimentos por ano e o CMDCA só recebeu R$ 854.720,86 em 2016”.

Já Sérgio Guida, do Rotary Club, representando o Distrito 4610, contou que o Rotary tem um projeto chamado Leão do Bem, que promove palestras envolvendo todos os contadores, visando sensibilizar as empresas para destinar o IR ao Fumcad.

Adriana Bueno Molina destacou três pontos importantes. “A parceria com as organizações da sociedade civil é fundamental para o município, pois prestam um serviço de qualidade. Além disso, esses recursos são fiscalizados, há um setor na Secretaria para isso”. Por fim, relatou que há tempos o Conselho luta por um aumento da destinação do IR.

Esse aumento na arrecadação do imposto de renda também foi abordado por Sônia Furlan. “Tenho visto a luta do CMDCA para levar ao conhecimento das empresas a possiblidade da destinação. Este valor de 2016, perto do potencial da nossa cidade é muito pequeno”. A presidente do Fundo Social acrescentou que acredita na fiscalização dos recursos e também nas organizações que os recebem. Por fim, comprometeu-se a encontrar meios de divulgar aos empresários que eles podem destinar verbas ao Fumcad.

Auditora da Receita Federal de Barueri, Neide Vicente Oliva, divulgou que a cidade está muito abaixo do seu potencial; “Em 2016, o Fumcad recebeu pouco mais de 500 mil reais de destinação. Se todos colaborassem, a cidade poderia ter 14 milhões de reais para investir em projetos para crianças e adolescentes”.

Todos podemos ajudar
Tanto quem tem imposto de renda a pagar ou a restituir pode destinar parte dele para crianças e adolescentes. O processo é simples e é feito no ato da declaração do IR.

As empresas contribuintes do Imposto de Renda com base no Lucro Real podem destinar 1% do valor devido ao Imposto de Renda.

As pessoas físicas que apresentarem declaração de Imposto de Renda no modelo completo podem destinar até 6% do valor devido ao Imposto de Renda para o Fumcad. O prazo é 30 de dezembro.

Deposite o valor a ser destinado ao Fumcad - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri. Anote os dados: Caixa Econômica Federal, Agência: 0738, CNPJ: 15.449.371/0001-22, Operação: 006, C/C: 0026/6.

Depois comunique ao Conselho sobre a doação, envie o comprovante do depósito ao CMDCA por correio ou e-mail. Ele emitirá um recibo para dedução integral em sua declaração de renda. Ao se direcionar a doação para um Programa aprovado, anexe ao comprovante, uma declaração de doação indicando o nome do projeto que será direcionado.

Para mais informações, procure o CMDCA:
Av. 26 de Março, 1.159, Jd. São Pedro – Barueri. CEP: 06401-050, telefone 4199-2828, e-mail: cmdca@barueri.sp.gov.br.