Temp

Esporte e cultura celebram inclusão da pessoa com deficiência

- 04 de dezembro de 2017

No domingo (3 de dezembro) foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, para mostrar na prática que é possível promover a inclusão, a SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri) proporcionou um final de semana dedicado à cultura e ao esporte para pessoas com deficiência, foi a oitava edição da Virada Inclusiva.   

  Na sexta-feira (dia 1) teve gente que aproveitou a data para visitar a SDPD pela primeira vez. É o caso do Gustavo, de 6 anos de idade, que nasceu com paralisia cerebral e se divertiu com o espetáculo teatral. 

“São poucos os lugares que têm atividades inclusivas e tenho dificuldades de levar o meu filho a teatros. Hoje ele pôde assistir a uma peça. Aqui, além da estrutura, encontrei um ambiente feliz”, declarou a mãe de Gustavo, Kilvia da Silva, que pretende inscrever seu filho nas atividades oferecidas pela SDPD. 

No sábado (dia 2) foi a vez da natação dar “um banho” de superação dos limites por meio do Festival de Natação Adaptada, realizado na Fieb, em Alphaville. 

“Às vezes a gente acha que não dá para realizar algumas coisas por conta da deficiência. E foi através da SDPD que percebi que tudo é possível. O impossível é questão de opinião”, declarou a paratleta Vanessa Amorin, que possui deficiência física nos dois braços e participou da prova de nado de livre de 25 metros. 

Já no domingo (dia 3), os usuários da SDPD e do Instituto Paralímpico de Barueri protagonizaram diversas manifestações culturais com peça de teatro, balé, samba de roda e percussão (no Parque Municipal), além de capoeira inclusiva (no Teatro de Jandira).   

“Existem barreiras na sociedade que foram rompidas graças a essas atividades. Sou muito grata à SDPD”, disse Luciana Atalla, mãe de Mariana Jeremias, 23 anos, que tem paralisia cerebral e integrou a apresentação de dança.  

A SDPD fica na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175, Jardim Belval. Mais informações, ligue para 4194-4939. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp