Temp

Grupo desenvolve trabalho de recuperação ambiental e melhoria urbanística na Aldeia

- 04 de dezembro de 2017

Mobilizar a população para o cuidado com áreas públicas, trazer melhorias ambientais, de segurança e estética. É esse o objetivo que um grupo de moradores e colaboradores, com apoio da Prefeitura de Barueri, está desenvolvendo há dois anos no bairro Aldeia, por intermédio do projeto Metanoia – palavra de origem grega e que significa mudança de mentalidade, trazendo a consciência de que a população precisa construir e conservar. 

O grupo se uniu para envolver a comunidade no cuidado e manutenção dos espaços públicos do bairro, despertando o vínculo emocional entre os jovens envolvidos, a partir de um projeto piloto desenvolvido nos vãos da ponte Akira Hashimoto sobre o rio Tietê, na avenida General Divisão Pedro Rodrigues. A ação foi elaborada em conjunto com as secretarias de Obras, de Recursos Naturais e Meio Ambiente e de Segurança e Mobilidade Urbana.  

O projeto está em sua segunda fase, tem apoio de empresas, escolas e de moradores como o aposentado Valdinei Soares de Souza (ex-servidor público de Barueri) e Alexandre Pereira de Oliveira, residente na Aldeia, há 33 anos, empresário e presbítero da Igreja Presbiteriana de Alphaville, onde os incentivadores se reúnem. “Tem muitas pessoas envolvidas, que trazem coisas para nós (doação de plantas), ajudam e nem são da Região”, ressaltou Alexandre. 

Iniciado em setembro de 2015, o Projeto Metanoia uniu moradores que mobilizaram vizinhos e parceiros para modificar a área debaixo da ponte Akira Hashimoto com paisagismo, pinturas (dentre elas, as que lembram a história do bairro), grafite feito pelo Studio Billadilson, manutenção e limpeza do espaço. No local, com atraentes jardins, tem arbustos, hortaliças e plantas. São mais de 200 espécies, como primavera, manacá, azaleia, jasmim, dama-da-noite, lágrimas de cristo, cereja, pé de café, papiro do Egito, hibisco e ixora. A água para irrigação é cedida pela Prefeitura de Barueri. 

Além disso, o espaço ganhou um muro com jardim vertical e desenhos que retratam a margem do rio Tietê. Foi construído com recursos dos próprios incentivadores, visando evitar acidentes e descarte de entulho.  

O engajamento das escolas e outras instituições de ensino possibilitaram crianças e jovens participarem da elaboração e execução de projetos de arte. Em uma parceira, por exemplo, alunos da Associação Projov (Programa Rotário para Jovens) desenvolveram trabalhos sobre o desmatamento e a reconstrução: energia limpa, reciclagem, muro vertical e lixeira ecológica. Os melhores foram premiados. Outro grupo da mesma entidade plantou árvores frutíferas.  

Para Alexandre, o projeto é importante e que usa o meio ambiente para mudar a sociedade. “Tive um filho morto em acidente, aos 18 anos, em Minas Gerais. Meses depois quase perdi minha filha em consequência de dengue. Foi uma situação muito complicada. Hoje eu tenho muito alegria, porque o ambiente e a consciência das pessoas estão melhores. Não tenho pretensão político-partidária, nenhuma jogada ilícita. Só tenho desejo de viver melhor”. 

O grupo prevê ainda a implantação de uma ciclovia com áreas de lazer e atividades físicas, pois a finalidade é recuperar a margem do rio Tietê.  “A nossa intenção é melhorar a qualidade de vida. Hoje já é uma realidade, e a Aldeia tem a admiração de ter esse projeto. Estamos insistindo em manter esse trabalho para melhorar todo o bairro e Barueri ser exemplo”, concluiu Alexandre Pereira de Oliveira. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp