Temp

Quarto encontro de educação continuada traz aprimoramento a dentistas de Barueri

- 04 de dezembro de 2018

Na quarta-feira (dia 28/11), o auditório do Senai Barueri abriu suas portas para profissionais de odontologia da rede municipal de Saúde. Na ocasião ocorreu o quarto e último encontro de educação continuada do ano, destinada ao aprimoramento desses profissionais.

Dentistas e auxiliares ligados à Secretaria de Saúde do município encontraram-se no evento. O convite foi estendido também aos especialistas dessa área que atuam nas cidades vizinhas, bem como aos que atendem na Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri). Ao todo, cerca de 180 profissionais de odontologia participaram da capacitação.

Dentística foi o tema abordado nesse encontro. Quem partilhou sua experiência foi Sérgio Brossi Botta, com mestrado, doutorado e pós-dourado em dentística pela USP (Universidade de São Paulo) e que é também professor universitário. Segundo ele, o assunto abordado se refere bastante à estética, “que consegue ser feita em consultório, com resina composta e atualização em tipos de resina composta e tipos de adesivos dentinários. Mostrei o que eles conseguem fazer no consultório pra exercer uma clínica geral boa no dia a dia”, detalha.

Por um atendimento ainda mais eficiente
Sérgio disse que buscou focar o conteúdo apresentado na rotina dos dentistas da rede para colaborar ainda mais com a qualidade do serviço ofertado. “No começo da palestra eu falei pra eles como pode melhorar no serviço público, como faz o paciente voltar menos, que a ideia é cair menos a restauração, com uma adesão que vai fazer durar mais a resina. O paciente vai embora e voltar só daqui oito anos, então diminui a fila, os custos, é menos dinheiro publico gasto”, frisou. 

De fato, o coordenador de Odontologia de Barueri, Flávio A. Tambelini Juliani, diz que os serviços realizados na rede com mais frequência são restaurações, extrações e tratamentos de gengiva, e que buscou trazer às equipes em todos os encontros atualizações focadas nessa rotina. Segundo ele, em 2019 a meta é aumentar o número desses encontros.

A dentística é uma parte da odontologia que estuda o uso dos materiais odontológicos dentro daquilo que popularmente as pessoas chamam de obturações e nós chamamos tecnicamente de restaurações. Esse professor veio trazer os materiais mais modernos e as técnicas mais modernas de uso desses materiais nas técnicas de restaurações dos dentes dos pacientes”, afirma Flavio, que também é dentista.

A dentista Eliene Maria de Sousa, que atua nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Parque Imperial e do Jd. Mutinga, participou do curso e o classificou como excelente. “Muita informação que pode ser aplicada no dia a dia, melhorando a prestação de serviço, sem dúvida. Muita coisa dá pra ser aprimorada. Tudo o que ele falou, na prática, a gente faz muito, é rotina pra gente”, comemora ela.

A rede municipal de Saúde de Barueri conta, atualmente, com 106 dentistas. Eles atuam dentro de todas as UBSs e também nas escolas. O número, no entanto, é bem maior, já que nesse montante não estão os profissionais de odontologia que atendem nos prontos-socorros da cidade. 

Temp Temp Temp Temp