Temp

Cras: a Promoção Social mais perto de você

- 05 de abril de 2017

O Cras do Jardim Belval (Centro de Referência de Assistência Social) possui cerca de     1.600 famílias cadastradas no território e aproximadamente 1724 inscritas no Cadastro Único Federal. Todos os Cras possuem uma equipe técnica com coordenador, assistente social, psicólogo e apoio. No Belval, o Centro promove a inclusão no Cadastro Único e funciona como referência, quando se trata de proteção social básica. Além disso, mantém grupos com crianças, adolescentes, adultos e idosos, incluídos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

TV Digital
Alguns beneficiários dos programas sociais federais têm direito ao kit de conversor, controle remoto e antena de forma gratuita. Em Barueri, a empresa Seja Digital disponibilizou operadores que estão temporariamente nos Cras atendendo e orientando a população sobre agendamento e retirada dos kits nas agências dos correios.

O sinal analógico foi desligado em São Paulo dia 29 de março. Mesmo assim, todas as pessoas que têm direito ao kit para TV digital e ainda não retiraram, podem procurar orientação nos Cras até dia 20 de abril. A distribuição dos kits começou em 2016 e deve beneficiar 14 milhões de brasileiros.

Quem tem direito?
As pessoas que têm renda mensal de até três salários mínimos e foram incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), até outubro de 2016.

Para saber se você tem direito, basta fazer uma consulta no site Seja Digital informando o CPF ou o NIS do responsável familiar. O sistema fará uma busca na lista de beneficiários.

Comemoração
No dia 30, o Cras Belval comemorou em grande estilo o mês da mulher. As usuárias do Cras participaram de uma palestra sobre Direitos Humanos, oferecida pela Coordenadoria de Enfrentamento a Violência. O Grupo de Teatro do Parque da Maturidade José Dias da Silva encenou uma esquete abordando o tema igualdade de gênero. A entidade Futuro Melhor promoveu um número musical. Para que as mulheres encerrassem o mês ainda mais belas, Promoção Social e Fundo Social ofereceram o momento da beleza. Cerca de 30 alunas dos cursos de manicure, maquiagem e assistente de cabeleireiro atenderam as participantes do evento.

Serviço
O Cras do Jardim Belval funciona de segunda a sexta, das 8 às 17h. O endereço é rua Casemiro de Abreu, 329. O telefone é: 4199.0332. Barueri conta com outros quatro  Cras: Jardim Silveira, Engenho Novo, Jardim Mutinga e Parque Imperial.