Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho reúne comerciantes para auxiliar na revitalização do Centro

- 05 de junho de 2017

Na quarta-feira (31 de maio), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Barueri reuniu, no Paço Municipal, empresários que possuem negócios no entorno do bulevar central e do terminal rodoferroviário para debater a revitalização do Centro.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Rubens Furlan e, além do chefe do Executivo e de Joaldo Rodrigues (Magoo) – secretário da pasta responsável pelos setores de Indústria e Comércio, estiveram presentes Roberto Piteri (vice-prefeito e secretário de Obras) e Tazio Gomiero (secretário de Coordenação e Gestão Estratégica).

O prefeito de Barueri explicou como estão sendo feitas as obras de enterramento de fios no Centro e informou que, apesar de o prazo de execução seja de 150 dias em contrato, os serviços devem ser concluídos em 100 dias.

“Queremos dar uma reformulada em toda essa parte central, dar uma revigorada, uma revitalizada. Isso deve fortalecer o comércio na região. A gente tem observado que nos lugares onde há este tipo de investimento em rede subterrânea naturalmente o comércio fica mais volumoso”, afirmou Furlan, citando a avenida Paulista e as ruas Oscar Freire e Amauri, na capital.

Os comerciantes também assistiram ao vídeo de um projeto encomendado pela Prefeitura para reurbanizar o bulevar. O piso é drenante e não acumula poças d´água. As calçadas serão refeitas com o mesmo material. Para não atrapalhar o movimento de fim de ano do comércio, ficou acordado que as obras devem iniciar somente no final de janeiro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico ressaltou que junto à revitalização virá a organização de situações como carga e descarga, estacionamento, zona azul e coleta de lixo. “O Centro tem que ser bonito e bem cuidado. Tem que ter referência para as pessoas terem prazer de andar por ali”, ressaltou Magoo, que ainda falou sobre a fiscalização intensa que tem sido feita ao comércio irregular de ambulantes e sobre parcerias que podem ser desenvolvidas para reformas em fachadas e para ações que atraiam mais pessoas em datas festivas.

Terminal
Ouvindo reivindicações dos comerciantes, o prefeito de Barueri pediu para o secretário de Obras orçar o projeto de reforma no terminal rodoferroviário. “É trocar a cobertura e utilizar iluminação solar. Vamos analisar se daqui dois anos já dá para fazer”, ponderou Furlan. “É a primeira vez que reúno o comércio nesta gestão. Mas aqui é para reunir e ouvir o povo mesmo. Que essa seja a primeira de uma série.”