Barueri celebra 110 anos da imigração japonesa homenageando artista da cidade com exposição

- 05 de julho de 2018

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri realizou no dia 26 de junho (quinta-feira), na Galeria de Artes do Teatro Municipal, a celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Durante a celebração, foi homenageado o artista plástico barueriense Susumo Harada, que completa 80 anos e foi escolhido como representante dos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil há mais de um século. Susumo está expondo na Galeria duas coleções que contam com obras representando cintos de castidade (que traz uma reflexão sobre o tema e mostra até onde pode ir o homem na sua crueldade) e K-B-ças Vazias (esculturas que representam atitudes do ser humano ou ausência delas, conceitos, princípios – cada um tem um pensamento) além de livros escritos pelo artista como Caminho do Peabiru, a trilha pré-colombiana que ligava o litoral do sul e sudeste brasileiro à Cordilheira dos Andes.

O evento contou com a presença do secretário da pasta, Jean Gaspar, representantes do Comphic (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Barueri), entre outros convidados. Para Jean Gaspar, Susumo é um dos precursores da arte em Barueri. “Temos muito o que aprender com você. Espero contar com outras exposições suas aqui em nossa galeria, pois nos trazem muitas reflexões.”

A mostra contém também fotos do acervo do Museu Municipal, retratando a história dos japoneses na cidade. A curadoria é do coordenador e artista plástico Edgard Santo Moretti.

Durante o vernissage, os alunos do curso de piano da professora e concertista do Núcleo de Música Margareth Peres Mingattos apresentaram um repertório de MPB, chorinho além de música erudita. Houve também um momento em que o aluno Bruno Cavaleiro apresentou uma composição própria.

A exposição é gratuita e permanece para visitação até o dia 30 de julho, na Galeria de Artes do Teatro Municipal de Barueri – de terça-feira a sábado, das 9 às 18h.

Onde: Avenida Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255 Jardim dos Camargos Barueri. Mais Informações 4198-0972.