Temp

Barueri obtém autorização para vacinar crianças a partir de seis meses contra o sarampo

- 05 de agosto de 2019

Depois de muita insistência junto à Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, conseguiu autorização para vacinar crianças contra o sarampo a partir de seis meses até menos de 12 meses de idade.

O Ministério da Saúde preconiza que a primeira vacina tríplice viral deve ser aplicada aos 12 meses de vida com mais um reforço aos 15 meses (neste caso tetra viral). No entanto, preocupada em reforçar ainda mais a prevenção, Barueri batalhou pela autorização para imunizar crianças mais novas.

Mas atenção: mesmo que tome a vacina nessa faixa etária, esta não contará como a primeira dose, que deverá, mesmo assim, ser aplicada novamente aos 12 e aos 15 meses, conforme preconizado.

Barueri possui 2.859 crianças nessa faixa etária. A vacina já está disponível nas 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até o dia 1º de agosto o município já tinha imunizado 24.579 pessoas.

É importante lembrar que a campanha em curso, seguindo as determinações do Ministério da Saúde, prevê a imunização de pessoas de 15 a 29 anos, que devem tomar a vacina independentemente da situação vacinal. Pessoas de outras faixas etárias podem procurar a UBS caso não tiverem a caderneta de vacinação em dia ou não comprovarem que tomaram todas as doses. 

No momento Barueri possui 179 casos notificados, dos quais 94 são de munícipes, 14 foram descartados, 67 estão sob investigação e 13 foram confirmados.

Temp