Crianças da escola José Emídio desenvolvem hábito da escrita por intermédio de cartas

- 05 de agosto de 2019

Em tempos de globalização, processos cada vez mais tecnológicos e informações rápidas, fica difícil imaginar alguém dedicando o seu precioso tempo a contar notícias por intermédio de um pedaço de papel.

Com o objetivo de incentivar a escrita e a leitura, as crianças do segundo ano da Emei José Emídio estão participando do projeto da professora Eliana Fagnello, que desenvolve o hábito de escrever cartas.

Ao longo do primeiro semestre, os pequenos escritores se corresponderam por meio de emocionantes cartinhas aos frequentadores do Parque da Maturidade. Na semana passada, as crianças escreveram e entregaram pessoalmente cartas aos gestores da Secretaria de Educação.

À secretária de Educação, Flávia Moreno, os estudantes contaram um pouco sobre os avanços conquistados com o uso dos equipamentos tecnológicos como chromebooks e lousas digitais. “É tão gratificante presenciarmos projetos significativos como este. A emoção e orgulho são o resumo do que sentimos. As crianças nos mostram que estão lendo e escrevendo muito bem. Estamos muito felizes com este excelente resultado”, comentou a secretária.

De acordo com a professora Eliana, a iniciativa tem o objetivo de incentivar cada vez mais as crianças ao hábito da leitura e da escrita. “Os alunos do segundo ano estão em fase de alfabetização, se familiarizando com a escrita de textos e necessitando de estímulos para produzirem textos com significado e domínio na escrita. O incentivo para que as crianças possam desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira significativa por meio do intercâmbio de cartas tem sido um grande sucesso”, contou.

Em todas as cartas, as crianças falam do seu cotidiano e de seus sonhos sobre o futuro. Comovidos, os destinatários se emocionam com tantas histórias criativas.

De acordo com a diretora Geane Gonçalves o projeto segue com a elaboração de muitas correspondências. As crianças já elaboraram cartinhas endereçadas ao prefeito Rubens Furlan e em breve planejam entregá-las pessoalmente.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp