Temp

Novo PS do Pq. Imperial traz primeira tecnologia digital de radiologia à Barueri 

- 05 de outubro de 2017

No último sábado, 30/09, a Prefeitura de Barueri inaugurou oficialmente o novo Pronto-Socorro do Parque Imperial: PS José Agostinho dos Santos. Com capacidade para realizar mais de 22 mil atendimentos por mês, o equipamento de saúde, que iniciou as atividades no mesmo dia desde as 14h, conta com os mais modernos recursos e tecnologias que trarão diversos ganhos no atendimento à população. 

Dentre os aparatos de última geração destaca-se o novo sistema digital de radiologia – o primeiro do município que, como projeto piloto, deverá ser levado a outras unidades de saúde até o ano que vem.  

Conforme explica a Engenheira Clínica da Secretaria de Saúde de Barueri, Débora F. O. A. Camargo, responsável por toda tecnologia médica adquirida pela cidade atualmente, esse novo sistema traz, pelo menos, quatro principais ganhos. 

Um deles diz respeito à qualidade das imagens, infinitamente superior  ao sistema analógico tradicional;  outro, à menor exposição do paciente ao raio X, já que as imagens em alta resolução permitem que o técnico as melhorem sem que a pessoa precise ser exposta novamente à radiologia; outro importante ganho é com relação ao tempo de execução do exame, que cairá para cerca de 10 minutos; e, por último, ao histórico do paciente, já que o exame ficará disponível no servidor, podendo ser acessado pelo médico no computador a qualquer momento por meio do PACS (Sistema de Comunicação e Armazenamento de Imagens, em português). 

Com isso, o usuário deixa de carregar aquela chapa debaixo do braço cada vez que for a uma consulta e, caso precise da imagem impressa, esta poderá ser feita no próprio PS por outro equipamento de última geração disponível na unidade: uma impressora Dry, a laser, que além de oferecer imagens mais nítidas, é ambientalmente mais limpa, não gerando tantos danos ao meio ambiente.  

“Esse do Pq. Imperial é o primeiro sistema digital que teremos aqui no município, mas estamos fazendo um estudo e realizando ações paralelas de implantação desse sistema em outras unidades de saúde”, explica Débora. “Por enquanto – completa a engenheira -, essa tecnologia digitalizada fica disponível nos computadores do PS do Imperial até que seja feira essa interligação entre todas as unidades”. 

Inauguração 

Na inauguração do Pronto-Socorro José Agostinho dos Santos – Pq. Imperial, compareceram muitos munícipes e autoridades locais, como secretários municipais e vereadores. 

A mesa solene foi composta pelo Prefeito de Barueri, Rubens Furlan, acompanhado da Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia, Sônia Furlan, pela Deputada Federal Bruna Furlan, o vice-prefeito Roberto Piteri, o Secretário de Saúde, Dr. Paulo Silas, o presidente do Instituto Diretrizes (Organização Social responsável pela gestão do novo PS), Dr. Marcos Schuler, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlinhos do Açougue.  

Durante a cerimônia foram prestadas homenagens ao patrono José Agostinho. Estiveram presentes seus filhos Daniela, Vanessa e Manuel Alves da Silva, seu neto Cauê Maciel da Silva, seus irmãos Lurdes do Carmo Santos, Maria Madalena dos Santos e Salvador Agostinho dos Santos, e sua sobrinha Natália Costa. 

Ao tomar a palavra, o Prefeito Furlan destacou a importância desse invesntimento na saúde. “Nós vamos gastar aqui, por mês, mais de 4 milhões de reais. Este pronto-socorro vai custar 50 milhões por ano. É um dinheiro que eu não gostaria de gastar porque eu queria ver todo o povo com saúde, mas infelizmente, quando a gente perde, tem que ter esse pronto-socorro para nos atender e para recuperar a nossa saúde, portanto, é um dinheiro abençoado, vai criar um bem-estar na área da saúde pra toda essa população”.  

Para Furlan, o dinheiro destinado à saúde não pode, em hipótese alguma, ser usado para outro fim. “A saúde é difícil, mas eu estou fazendo um trabalho com muito carinho, com muita dedicação, com muita honestidade, nenhum centavo da saúde tem que ir pra lá e nem pra cá, tem que ir pra atender as necessidades do nosso povo. Quem colocar a mão no dinheiro da saúde tem que ser punido porque causa morte, causa desespero, causa desconforto no nosso povo”, afirmou, categórico. 

O PS do Pq. Imperial atende nas especialidades de clínico geral, pediatria, ginecologia, ortopedia e odontologia. Os serviços já foram abertos à população no mesmo dia da inauguração, às 14h. 

Temp