Temp

Outubro além do Rosa: HMB traz programação especial para combate ao câncer de mama

- 05 de outubro de 2018

Em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) promoverá diversas ações sobre o tema com atividades abertas ao público e ampliação do horário de atendimento para mamografia. Este exame poderá ser realizado de segunda a sexta-feira, entre 7 e 19h, e aos sábados, entre 8 e 12h, conforme agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A abertura da programação foi feita na quarta-feira (dia 3) com a palestra “O combate ao câncer de mama e a importância do autoexame”, com Rosana Guerra, enfermeira e gerente de Hotelaria do HMB, que destacou a relevância de prestar atenção no próprio corpo e ensinou como fazer o autoexame. Vale ressaltar que esse tipo de procedimento é apenas uma forma de alerta e não anula a necessidade da rotina de exames e de acompanhamento médico.

Assim como o corpo precisa de tratamento, o emocional também necessita de cuidados específicos. Por isso, no HMB a psicologia faz parte da equipe multidisciplinar, que tem como objetivo tratar o paciente em sua totalidade. No caso de pacientes com diagnóstico de câncer, o acolhimento psicológico ingressa no tratamento desde a primeira consulta com o oncologista e segue durante o tratamento, para auxiliar o paciente no enfrentamento da doença.

Além de palestras, o espaço de eventos também será palco para relatos de superação, aulas de meditação e aeróbica, abordagem psicológica, entre outros. As atividades serão realizadas no piso intermediário e para participar basta informar na recepção do hospital. O intuito da programação é que acompanhantes e colaboradores aproveitem o ambiente hospitalar para adquirir conhecimento adequado sobre o câncer de mama, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Programação
Dia 9, 10h e 15h -
“Cuide-se, previna-se: uma abordagem sobre o câncer de mama”, com Zuzu, do Apoio Amor Rosa
Dia 11, 10h -  Aula laboral com equipe da Secretaria dos Esportes
Dia 16, 10h - “Mulheres de Corpo e Alma”, com Lucila Fernandes (coordenadora de Psicologia)
Dia 18, 13h30 - Oficina terapêutica “Espelho, Espelho Meu”, com Mayara Gomes (terapeuta ocupacional)
Dia 18, 15h - Sessão de meditação com equipe da Secretaria dos Esportes
Dia 23, 10h - “Saúde íntima da mulher”, com Claudia Muzzicatto (enfermeira obstetra)
Dia 23, 10h - “Mulheres de peito aberto: sobrevivência do câncer de mama”, com Caroline Oliveira (psicóloga no setor de Oncologia)
Dia 25, 15h - Aula de aeróbica com a equipe da Secretaria dos Esportes
Dia 30, 10h - Relato sobre a superação do câncer de mama com Vânia Zitto (médica da Gestão de Qualidade e Cuidados Paliativos)

Temp