Temp

Atendimento modelo: nutricionistas da rede reúnem-se em busca de aprimoramento 

- 05 de dezembro de 2017

O objetivo é sempre o mesmo: promover, a cada dia, um melhor e mais completo atendimento na saúde pública de Barueri. Em nome disso, os nutricionistas da rede reúnem-se periodicamente para trocar experiências, partilhar novos aprendizados, discutir situações vivenciadas e estudar, mantendo-se, assim, mais atualizados e focados na realidade local. 

Os nutricionistas, ligados à Secretaria de Suprimentos, estão presentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Prontos-Socorros (PS), nas escolas (merenda), na Vigilância Sanitária e também no Ambulatório de Especialidades. Só este ano eles se reuniram quatro vezes, uma a cada trimestre. Os assuntos discutidos nesses encontros são variados; em setembro, por exemplo, o tema foi alergia alimentar, enquanto que em dezembro, falaram sobre diabetes e o T-DNA (DNA de transferência).  

“Inicialmente, a ideia era elaborar o protocolo de atendimento nutricional nas Unidades Básicas, porém, foram surgindo algumas demandas e questões durante os atendimentos que precisavam ser discutidos e abordados em grupo pra nos embasarmos tecnicamente e formarmos uma conduta coesa entre os profissionais”, explica a nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro, da Coordenadoria Técnica de Suprimentos e Farmácia do município.  

Atualização e humanização 

O último encontro de 2017 aconteceu na sexta-feira, 1º de dezembro, na sala de reuniões da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri e reuniu cerca de seis profissionais de parte das UBSs do município. Na ocasião, falaram sobre os diferentes tipos de diabetes, complicações associadas, terapia nutricional e o T-DNA – tema trazido por dois nutricionistas da rede após terem participado de um jantar científico específico sobre o assunto.  

O nutricionista da UBS Vince Nemeth, do Jd. Audir, Fabrício Nascimento, que estava presente na última reunião, explica que as reuniões técnicas têm por objetivo apresentar as novas atualizações em terapia nutricional, “assim podemos melhorar nossos protocolos de atendimento”. E especifica: “discutimos também sobre a experiência de cada um na produção clínica, tais como patologias e tendências no atendimento, assim podemos traçar metas que nos ajudem a estar preparados para melhor atender os pacientes”.  

Para Ana Helena, essas reuniões são fundamentais para proporcionar um atendimento humanizado, bem estruturado e embasado nas diretrizes e recomendações atuais. “O objetivo é, basicamente, discutir temas atuais e relevantes ao atendimento nutricional, integrar os profissionais e possibilitar a troca de experiências, sempre visando a constante melhoria no atendimento oferecido a população”, garante a nutricionista.  

O ritmo continua acelerado. Para o próximo ano, segundo planeja Ana, a ideia é convidar profissionais de outras áreas para esses encontros, ampliando e enriquecendo ainda mais os aprendizados e, consequentemente, os atendimentos.