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Transparente, audiência pública da Saúde presta contas ao município 

- 06 de outubro de 2017

Na sexta-feira, 29 de setembro, aconteceu na Câmara Municipal de Barueri a Audiência Pública da Secretaria de Saúde. Com muita transparência e honestidade, a pasta, encabeçada pelo Dr. Paulo Silas, prestou contas do que a prefeitura tem feito para recuperar e melhorar os serviços prestados à população.  

Os dados e números expostos referiram-se ao segundo quadrimestre de 2017. Dados anteriores já foram detalhados durante a audiência pública do primeiro quadrimestre.  

Aberta ao público, a audiência pormenorizou informações como o organograma da Saúde, os 36 equipamentos públicos mantidos pela prefeitura, o custo e a produção de cada um deles, os números de atendimentos realizados, as especialidades disponíveis na cidade, campanhas desenvolvidas, atendimentos prestados por ambulâncias, contatos via ouvidoria, fornecimento de refeições nas unidades de saúde, dentre outros.  

Nada a esconder 

"A audiência pública confere transparência ao trabalho que estamos realizando. Ela é de extrema importância. Além dos números que expusemos, também respondemos várias dúvidas trazidas pelos presentes. O importante é mostrar que o trabalho está sendo feito com muita seriedade e respeito pelo munícipe, como é a marca desta gestão", declarou o secretário, Dr. Paulo Silas.  

De acordo com o levantamento feito pela equipe de saúde, Barueri possui uma despesa estimada para o setor de mais de R$531 milhões. Dados como a produção laboratorial saltaram aos olhos devido o grande aumento nesse último quadrimestre: passou de 970.441 no primeiro quadrimestre para 1.033.599 no segundo.  

O número de atendimentos realizados nesse período também impressionou. No pronto atendimento adulto, 64% foram voltados a moradores de Barueri, enquanto 36% para moradores de outras cidades. No pronto atendimento infantil esse número é ainda mais curioso: apenas 56% foram para munícipes, os demais 44% destinaram-se a pacientes vindos de fora.  

Mais do que mostrar os números, a equipe respondeu com muita atenção a cada pergunta feita e falou de forma bastante direta sobre as dificuldades enfrentadas. O grande número de atendimentos prestados a moradores de outras cidades chamou a atenção dos presentes, ainda mais depois da informação de que o município, em contrapartida, só consegue atendimento nas cidades vizinhas em 42% das solicitações feitas. Com essa recusa, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) acaba absorvendo 85% das internações. 

Na ocasião, falou-se também sobre novos investimentos em equipamentos de última geração, contratação de médicos e demais profissionais, etc.