Temp

HMB explica como exercícios auxiliam no tratamento das doenças reumáticas 

- 06 de novembro de 2018

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta contra o Reumatismo (30/10), o Hospital Municipal de Barueri (HMB) esclareceu?como os exercícios físicos e fisioterápicos são importantes para o tratamento do reumatismo. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), é preciso destacar que apesar do termo reumatismo estar associado aos idosos, as doenças reumáticas podem ocorrer em qualquer faixa etária, inclusive em crianças, como no caso da febre reumática.? 

Ainda segundo a SBR, existem mais de 120 doenças reumáticas, como, por exemplo, artrite, artrose, fibromialgia e até gota, que geralmente estão associadas às inflamações?crônicas nas articulações e em outros órgãos, como a pele, os olhos e o coração. A?fisioterapia entra neste cenário?para que o paciente possa continuar a exercer as atividades da vida diária. 

“Utilizamos recursos capazes de minimizar as dores e incapacidades geradas pela doença através de eletroestimulação, técnicas de terapia manual e atividades como alongamento e fortalecimento muscular a fim de retardar, prevenir ou mesmo amenizar as deformidades já instaladas”, esclarece Priscila Grotti, fisioterapeuta do HMB. Ela explica que a fisioterapia busca sempre meios de poder dar uma melhor qualidade de vida para os pacientes. 

Além da fisioterapia, é importante destacar que o estilo de vida do paciente também influencia no tratamento como um todo. “Pacientes mais ativos, que já realizam alguma atividade física, se alimentam adequadamente e têm maior independência tendem a ser mais facilmente reabilitados”, destaca?a fisioterapeuta. 

A SBR recomenda que, após avaliação médica, pacientes reumáticos pratiquem 30 minutos, divididos em três etapas de dez minutos, de atividade aeróbia moderada, cinco vezes por semana. É preciso superar o medo, a dor, a rigidez e a?fadiga, pois os exercícios aumentam a força muscular, de resistência e de flexibilidade, o que facilita a prática das atividades diárias como caminhar, abaixar e realizar tarefas?domésticas.? ?