Barueri capacita educadores físicos para avançar na inclusão de pessoas com deficiência

- 06 de dezembro de 2019

O dia 27 de novembro é um marco na história de Barueri, pois a Prefeitura, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), deu início a um projeto que visa capacitar os professores de educação física para incluir, por meio do esporte, pessoas que tenham algum tipo de deficiência.

O projeto é uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com o apoio de outras secretarias municipais, como a Secretaria de Esportes, Secretaria de Educação e Secretaria da Mulher. “Esse dia é muito importante porque tudo começa na base, então precisamos começar com os professores, pois o esporte paraolímpico transforma vidas”, comentou Naise Pedrosa, vice-presidente do CPB.

Carlos Roberto da Silva, secretário da SDPD, é prova de que o esporte tem poder de mudar as perspectivas: “Eu me tornei uma pessoa com deficiência há 19 anos e o esporte foi minha inspiração”, afirmou o secretário, que também é atleta de voleibol sentado.

Os educadores físicos passarão por três etapas de capacitação. Primeiramente, farão um curso EAD, dividido em quatro módulos, que falará sobre fundamentos básicos do esporte paraolímpico. Na sequência, há etapas presenciais e, ao final, receberão certificados referendados pelo CPB, Ministério da Educação e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Somos todos iguais
Para o coordenador de Educação Paralímpica do Comitê Brasileiro, David Faria, Barueri é referência na inclusão de pessoas com deficiência. “No Brasil somos mais de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, ou seja, quantas dessas pessoas estão à margem da sociedade? Essas ferramentas precisam ser utilizadas e implementadas. Barueri é exemplo de políticas públicas voltadas a pessoa com deficiência”, destacou.

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, abriu a aula inaugural e celebrou a ampliação do atendimento às pessoas com deficiência. “Com esse programa nós entramos em ação e vamos incluir todas as pessoas. Não importa a deficiência que tenha, não importa o estado social, não importa absolutamente nada. Somos todos iguais perante a Deus e à lei”, ressaltou.

Temp Temp Temp