Encontro de Mulheres Protagonistas incentiva público feminino a liderar sua história

- 06 de dezembro de 2019

A Secretaria da Mulher de Barueri, em parceria com o instituo IVG – Instituo Vasselo Goldoni e com a Acib Mulher, realizou, no dia 28 de novembro no Centro de Eventos, o primeiro Encontro de Mulher Protagonistas.

O evento reuniu empresárias e empreendedoras do município e da região com o objetivo de mostrar o protagonismo feminino e incentivar o empreendedorismo e a liderança femininos. A cerimônia também fomentou a reflexão para que as empresas desenvolvam ações para o alcance da igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.

Em um mundo dominado por preconceitos e barreiras, as mulheres que apresentaram os dois painéis das palestras mostraram a todos que é possível se tornar autora e protagonista de sua própria história.

No primeiro painel, denominado “Protagonismo empreendedor, mulheres que inspiram”, Regina Célia, vice-presidente do Instituto Maria da Penha, relatou sua belíssima história de vida e enfatizou como o legado faz toda a diferença na construção do protagonismo.

“Eu estou muito feliz por estar na cidade da ‘flor vermelha que encanta’. Uma cidade que como fala no hino surgiu de uma aldeia. E o que está presente na aldeia? Comunidade, solidariedade. Vocês, como pessoas de Barueri, têm na essência cultural, esse legado. A aldeia inclui, mas também expande. Somos pequenos, mas expandimos, e quando expandimos, nós crescemos; e quando crescemos, nós transformamos; e quando transformamos, somos, sim, protagonistas”, declarou.

O segundo painel do evento, “Rota VCM – Vida – Coragem – Mulher, ações e pessoas que fazem parte do combate à violência contra a mulher”, contou com os depoimentos de empreendedores que relataram a importância de se ter um debate dentro das empresas sobre a agressão contra a mulher.

A diretoria do Instituto Avon Daniela Grelin destacou que uma em cada cinco mulheres falta no trabalho por conta de algum mal promovido pela violência doméstica. Estima-se que as empresas chegam a pagar cerca de R$ 1 bilhão por ano só com o custo da perda de produtividade decorrente deste fato.

O gerente de Recursos Humanos da Magazine Luiza, Samir José e Silva, ressaltou que não é caro levar essa conscientização para as empresas. Os próprios canais internos que são usados para desdobrar as comunicações podem também ser usados para divulgar e disseminar informações sobre a violência contra a mulher.

Para encerrar o segundo painel, a delegada e deputada estadual Gleide Ângelo fez um discurso relevante que promoveu a reflexão ao falar sobre a educação que é dada para as crianças e como isso impacta na sociedade como um todo.

“Os meninos são criados para pensar que têm que mandar, que não podem ter medo, que são fortes. Enquanto isso, ensinam às meninas a pensar que têm que ser delicadas, sensíveis, fracas e que elas precisam encontrar um homem para cuidar delas. Desta forma, estamos ensinando nossas meninas que elas são metade. Mas os meninos são criados aprendendo que eles são inteiros e que não precisam de uma mulher para ser feliz. E é por isso que a gente vê tantas mulheres sofrendo violência e não conseguindo romper esse ciclo, porque elas acreditam que precisam daquela metade para ser feliz”, ressaltou.

E continuou: “Quando nós educarmos nossos filhos na cultura de igualdade e ensinar nossas meninas que elas são inteiras, plenas e só precisam delas para serem felizes, aí a gente vai ter uma sociedade sem violência e mulheres protagonistas. Porque protagonismo não é ser famosa, não é estar na mídia, não é ter profissão de fama, não é ter dinheiro no bolso. O protagonismo é uma coisa só, é você ser dona e autora das suas escolhas”.

O evento encerrou com a premiação de mulheres que escreveram a história do Brasil e que tiveram relevância com suas ações e legados.

Novidade
Ao início da cerimônia foi apresentado o novo programa municipal denominado Odontologia Legal – Restaurando Sorrisos. Este projeto vai oferecer serviço odontológico gratuito, especialmente às mulheres que vivenciaram violência e tiveram a dentição afetada. O consultório vai funcionar dentro da Secretaria da Mulher e tem previsão de começar seus atendimentos em breve.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp