Barueri Matsuri - festa da cultura japonesa agita o Parque Municipal

- 07 de fevereiro de 2019

A cultura milenar japonesa invadirá o Parque Municipal, onde entre os dias 15 e 17 de fevereiro acontece o Barueri Matsuri. O evento conta com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo e de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura de Barueri e reunirá o melhor da música, dança, oficinas de mangá e origami, entre outras atrações. Haverá também desfile de cosplay, para participar o candidato precisa realizar a pré-inscrição no site www.baruerimatsuri.com.br.

O Brasil é o país que tem a maior comunidade nipônica fora do Japão, abrigando mais de 1.800.000 nikkeis (descendentes de japoneses), inclusive alguns costumes japoneses se integraram na cultura brasileira e já fazem parte da rotina de muitas pessoas como ir ao karaokê, comer em temakeria e exercitar a mente jogando Sudoku.

O Barueri Matsuri oferecerá oficinas de arte japonesa como o mangá – história em quadrinhos feita no estilo japonês, que se tornou um fenômeno e conquistou fãs no mundo todo, graças as suas características únicas, como por exemplo os olhos grandes dos seus personagens. Outra oficina é a de origami - arte que é muito comum no Japão, mas se espalhou pelo mundo todo. É a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel criando representações de determinados seres ou objetos sem cortá-lo ou colá-lo.
“A história de Barueri se confunde com a figura dos imigrantes japoneses que chegaram aqui no começo do século passado. Participam do desenvolvimento da cidade através da agricultura, do comércio e estão integrados na cidade de Barueri.

Aqui em Barueri a colônia japonesa ajudou muito no desenvolvimento econômico da cidade. Anualmente a Prefeitura de Barueri apoia os eventos, inclusive no ano passado realizamos uma grande exposição em comemoração aos 110 da chegada dos japoneses no Brasil. Homenageamos um grande artista plástico barueriense Sussumo Harada que completou 90 anos. Para nós é uma honra recebermos um evento renomado que trará a dança, música, gastronomia entre outras artes para Barueri. Com certeza o Barueri Matsuri atrairá um enorme público, além das comunidades japonesas da cidade”, ressaltou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo de Barueri.

O palco do Barueri Matsuri estará repleto de atrações imperdíveis de música e dança que irão conectar os artistas e o público em torno das tradições culturais do Japão. Um dos destaques é o Bon Odori - dança tradicional e também o Taikô – tambores japoneses em grupo que celebra a sabedoria e faz reverência aos antepassados, uma tradição que ultrapassa gerações.

Confira a programação:

Dia 15/02 (6ª feira)

18h00: Show Musical – Pâmela
18h45: Grupo Wadan
19h15: Show Musical - Fábia & Norton Miasake
19h45: Grupo Wadan

Dia 16/02 (Sábado)
12h30: Grupo Wadan
13h00: Cerimônia de abertura oficial
13h30: Show Musical – Takeshi Nishimura
14h15: Grupo Wadan
14h45: Show Musical – Fábia & Norton Miasake
15h30: Grupo Kiendaiko
16h00: Desfile Cosplay
17h00: Show Musical – Larissa Tassi (Danger 3)
17h30: Bon Odori
19h30: Grupo Kiendaiko

Dia 17/02 (Domingo)
12h30: Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
13h00: Show Musical - Fábia & Norton Miasake
13h30: Show de Mágica – Kevin Iwassaki
14h30: Show Musical: Karen Ito
15h30: Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
16h00: Desfile Cosplay
17h30: Bon Odori
18h30: Show Musical – Fábia & Norton Miasake

Onde: Parque Municipal de Barueri – rua Ângela Mirella, 500 Vila Porto, das 10 às 20h. Entrada gratuita.

Temp Temp