Temp

Saúde da mulher é tema de capacitação entre farmacêuticos de Barueri 

- 07 de novembro de 2017

Todos os meses a Secretaria de Suprimentos de Barueri, através da Coordenadoria Técnica de Suprimentos e Farmácia, promove capacitações junto aos seus profissionais. O programa de formação continuada visa oferecer atualização, integração e troca de experiências entre os especialistas da área, resultando na prestação de melhores serviços e atendimentos à população. 

Na terça-feira (31 de outubro), aconteceu a oficina “Saúde da Mulher – uma abordagem no nível primário da saúde”, ministrada pela farmacêutica bioquímica/industrial Sara Oliveira, especialista em farmacologia aplicada à prática clínica. O tema foi atrelado ao Outubro Rosa em seu último dia de campanha. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.  

Sara falou sobre o que é a atenção básica na saúde e seus níveis. Abordou a incidência do câncer de mama e também de colo do útero no Brasil, mostrando números alarmantes sobre a demora das pacientes em buscar tratamento, dentre outras questões.   

A relação farmacêutico/paciente também foi bastante comentada durante a oficina, bem como a importância desse profissional na atenção básica e o quanto seu papel ainda pode ser ampliado, especialmente com o estabelecimento de vínculos junto à equipe multidisciplinar. 

“Nosso intuito é trabalhar em conjunto com outros profissionais, contribuindo no diagnóstico, no tratamento e em tudo que reflita no bem-estar desse paciente”, disse a palestrante.  

Ao final da palestra, todos se reuniram para discutir sobre os temas levantados, acrescentar informações e trocar experiências.  

Receita certa 

Barueri conta com cerca de 30 farmacêuticos em seu quadro fixo, além de 80 auxiliares de farmácia. Esses profissionais estão presentes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de outros equipamentos da rede pública local.  

Temp Temp Temp