Temp

RETROSPECTIVA: Barueri garante plena participação da pessoa com deficiência na sociedade

- 08 de janeiro de 2018

Um programa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) colocou Barueri entre as 10 cidades mais inclusivas do Estado. O GAP (Grupo de Acolhimento Pavilhão, formado por psicólogos e fonoaudiólogos que fazem o acolhimento especializado das pessoas que precisam de aparelho auditivo) foi catalogado no livro Prêmio Ações Inclusivas 2017 como uma das 10 experiências finalistas na categoria governamental.

Outro reconhecimento de uma boa prática realizada pela pasta foi o prêmio internacional Bloomberg Mayors Challenge, que selecionou, entre 300 municípios inscritos na América Latina, o programa de empregabilidade da SDPD para a fase final, em que concorrem 15 cidades. “É uma plataforma digital que viabiliza a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho fazendo a ligação entre demanda e oferta”, afirmou o secretário Carlos Roberto da Silva, no Chile, onde participou em dezembro da convenção internacional para aprimorar os projetos finalistas.

Se alguns programas concorrem a premiações, não há prêmio maior que o sorriso de satisfação de alguns frequentadores da SDPD em meio a outras ações. Como no projeto Praia Inclusiva, que em novembro levou 41 pessoas com deficiência a Bertioga para sentirem pela primeira vez a sensação de tocar a areia da praia ou de tomar um banho de mar. A iniciativa integrou a Virada Inclusiva que promoveu atividades desportivas e culturais com objetivo de promover inclusão à sociedade para este público.

A atenção às pessoas com deficiência em Barueri também pode ser demonstrada com alguns números da SDPD em 2017. Os Esportes Adaptados realizaram 3.889 atendimentos; Departamento de Cultura, 3.432; Empregabilidade, 1.023; Transporte Adaptado, 7.226 viagens.

O Departamento de Tecnologia Assistiva entregou 695 equipamentos, sendo 92 cadeiras de rodas manuais, 16 motorizadas, 131 órteses, 12 próteses, 272 aparelhos auditivos e outros 172 itens.  

Na prevenção, a campanha de visão Além do Olhar avaliou cerca de 4.200 crianças e a auditiva Caminhos do Som, cerca de 4.100.