Desenvolvido pelo CIT, Portal do Esporte Amador viabiliza rotinas dos campeonatos

- 08 de fevereiro de 2019

Desde o início de 2017, o Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (CIT) já entregou cerca de 50 novos sistemas e rotinas de alto impacto, suprindo diversas áreas da Prefeitura. Dentre eles figura o Portal do Esporte Amador, mantido pela Secretaria de Esportes.

Totalmente integrada, a plataforma atende tanto às necessidades internas da Secretaria quanto às dos atletas e demais cidadãos interessados no Campeonato Amador. Os feedbacks das análises dos atletas inscritos ficam disponíveis para os diretores das equipes no Portal, assim como as informações relacionadas às partidas.

Desde que foi implantado, em março de 2018, agilizou as rotinas, além de acarretar na diminuição significativa de erros e reduzir custos. “O CIT absorveu esta demanda para que a equipe interna desenvolvesse as ferramentas, não onerando os cofres públicos com a contratação de empresas para aquisição da solução. Desta forma, podemos afirmar que o sistema trouxe uma economia para a cidade”, afirma o coordenador do CIT, Jonatas Randal.

Antigamente, as inscrições eram feitas manualmente, e exigiam que atletas e dirigentes se locomovessem até a Secretaria. Era comum haver duplicidade de informações durante o cadastramento, dentre outros contratempos que exigiam uma demanda maior.  Mas isso é passado, conforme conta o diretor do Departamento de Esporte Amador, Jota Basílio. “É um sistema bem prático de acesso para os dirigentes, que podem fazer seus envios de fichas de inscrições de qualquer parte onde estiverem, não precisando se deslocar até a Secretaria de Esportes.”

“Com o atual sistema podemos efetuar o cruzamento das informações e isso diminuiu muito as possibilidades de erro. E quando detectamos algum problema, o contato é imediato com o CIT, que já providencia as devidas correções. É um sistema que está sempre sendo atualizado. O trabalho desenvolvido pelo CIT tem sido muito elogiado pelos dirigentes”, garante Basílio.

Ao alcance de todos
O sistema é formado por dois módulos: o gerencial (de responsabilidade da Secretaria de Esportes), e o portal (no qual os responsáveis pelas equipes efetuam as manutenções dos seus elencos e acompanham as informações relacionadas às competições).  “Com o início dos campeonatos, todas as informações relacionadas às partidas ficam disponíveis no Portal. Elas são cadastradas no módulo Gerencial pela Secretaria de Esportes e, assim que validadas, são disponibilizadas para os cidadãos”, explica Randal.

Até o final de 2018, a plataforma já havia sido acessada mais de 85 mil vezes. Ela já atendeu uma média de 11.560 atletas e diretores, bem como a 515 equipes, viabilizando 1.609 partidas. A aceitação popular foi tanta que, até esse período, teve 3.390 compartilhamentos nas redes sociais.

O endereço da plataforma é http://servicos.barueri.sp.gov.br/PortalEsporteAmador/default.aspx .