Temp

Balanço dos 100 primeiros dias de gestão

- 08 de abril de 2017

A casa já está ficando em ordem, agora é avançar. Esta é a constatação da Prefeitura de Barueri sobre os resultados dos 100 primeiros dias de trabalho neste ano. Veja o balanço das ações realizadas desde janeiro. Enquanto em algumas áreas as melhorias só poderão ser percebidas em um espaço maior de tempo, em outras já é possível perceber os impactos no curto prazo.

Administração com responsabilidade
A retomada das obras e a execução de novas estão sendo possíveis com o resgate da capacidade de investimento da cidade, através da recuperação da máquina administrativa. Foi reduzido o contingente comissionado no quadro de servidores. A folha de pagamento também diminuiu com a revisão do pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade. A repactuação de contratos e a devolução de imóveis reduziram em 10% os custos com locações prediais.

Os vendedores ambulantes ilegais, que competem deslealmente com os comércios, seguem sendo intensamente fiscalizados e encaminhados para mecanismos de recolocação ao mercado de trabalho. Barueri foi a única Prefeitura a expor na Feira de Empreendedorismo (maior evento do setor no Brasil), e prospecta mais investimentos na área de indústria e comércio.

Zeladoria Urbana
Logo nos primeiros dias do ano, a Secretaria de Serviços Municipais realizou o mutirão batizado de Limpa Tudo. “O mutirão começou às 7 horas do dia 2 de janeiro e só parou quando não havia mais nenhuma sujeira pelas ruas da cidade. Foi o maior mutirão de limpeza já realizado no município para que Barueri voltasse a ser a menina dos nossos olhos e motivo de orgulho para o povo”, ressalta Orlando Alvarez, secretário de Serviços Municipais.

Daí em diante o trabalho de limpeza não parou mais. Diariamente pode se ver equipes em operações de corte de mato, recolhimento de entulho, tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo, pinturas, entre outros.

De janeiro a março, foram coletados 4.198 caminhões cheios de entulhos e cacarecos. O próximo desafio é conscientizar a população para que não os depositem mais na rua e a implantação do caminhão Cata-Cacareco com agenda pré-definida para percorrer os bairros da cidade.

A ação de zeladoria urbana também executou 6.062 reparos de buracos no asfalto e 25.451 limpezas em bocas de lobo até agora. Isso faz toda a diferença nesses meses em que a chuva acontece muito acima da média. Alguns pontos da cidade ainda inundam pelo volume de água, problema que já está sendo estudado pela Secretaria de Obras para solução, mas ela é escoada muito rapidamente, uma vez que todos os sistemas de captação (bueiros e galerias) estão limpos. Já na segunda semana do ano, uma equipe atuou exclusivamente na limpeza do Parque Municipal Dom José, para que o equipamento não precisasse ser fechado para a manutenção. O mato foi roçado, as dependências como  playgrounds e quadras foram limpas e o espaço ganhou mais vida e voltou a ser uma das principais áreas de lazer da cidade.

Nas escolas o mutirão de serviços também foi intenso. O retorno das aulas teve que ser adiado em uma semana, sem prejuízo da carga de aulas do calendário letivo, para que as unidades de ensino passassem por manutenção elétrica, hidráulica, serviços de pintura e reparos nos telhados, além da limpeza e poda de mato. ‘‘Tivemos que correr contra o tempo. Para cobrar um bom rendimento escolar do aluno, primeiramente tem que se oferecer a ele um ambiente seguro e confortável”, afirma Celso Furlan, secretário de Educação. Os serviços em toda a rede de ensino neste ano já somam 472 intervenções (alvenaria, elétrica, hidráulica, marcenaria, serralheria, telhado, pintura e outros). Atualmente 82 escolas passam por reformas mais amplas.

Mobilidade Urbana
O Demutran de Barueri, que muitas vezes só é lembrado pelas multas de trânsito, está atuando com orientações aos motoristas, e as infrações caíram 41% (na comparação com o primeiro trimestre de 2017 e 2016). O órgão também  ampliou o número de operações no fluxo viário, aumentando a fluidez do tráfego e diminuindo o tempo que as pessoas gastam no trânsito. De janeiro a março, foram recolhidos 182 veículos abandonados em via pública.

Outra ação que auxiliou na mobilidade urbana foi o recapeamento do asfalto nas 25 principais ruas e avenidas da cidade. Foram 20 km de nova capa asfáltica. O trânsito deve melhorar ainda mais com a retomada das obras de alargamento da Via Parque, rua da Prata e a construção dos viadutos do Imperial e da Araguaia.

No transporte público, 60 ônibus foram trocados por modelos novos e zero quilômetro com a concessão da operação de 10 linhas à Ralip. No Vale do Sol, foram retomadas as obras de construção do terminal rodoviário.

Obras
Há 19 obras em andamento por toda a cidade.

São 4 obras viárias:
- Alargamento da Via Parque;
- Alargamento da rua da Prata;
- Viaduto sobre Argauaia e Tucunaré (no Tamboré);
- Viaduto do Parque Imperial;

8 unidades de educação:
- Maternal do Jardim do Líbano;
- Maternal da Vila Márcia;
- Maternal do Parque Imperial;
- Maternal do Vale do Sol;
- Emef no Vale do Sol;
- Emeief Dorival Faria (Tupanci);
- Maternal do Chácaras Marco;
- Matermei do Engenho Novo

2 postos de saúde:
- UBS do Jardim Tupan;
- UBS do Vale do Sol

E mais 3 equipamentos:
- Terminal Rodoviário do Vale do Sol;
- Fórum de Barueri;
- Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Paulista

Também está sendo construído um Centro de Iniciação ao Esporte no Bairro dos Altos, e está sendo alargado trecho da rua Tâmisa, no Vale do Sol

Educação
Atualmente, a rede de ensino conta com 30 maternais, das quais quatro já estão funcionando com administração terceirizada, com supervisão da Secretaria de Educação, e esse número deve aumentar. A gestão dos serviços terceirizados é realizada por intermédio de parcerias com instituições, o que permite a redução dos custos por parte da Prefeitura, além da garantia de um trabalho melhor, pois oferece, além das atividades regulares garantidas pela rede, disciplinas diferenciadas como judô, balé e capoeira.

A Secretaria também implementou novidades no conteúdo pedagógico da Educação Infantil com o programa “Primeira Infância”. O projeto enfatiza a importância da aplicação da neurociência na docência e na aprendizagem como integração dos conhecimentos.

A merenda escolar também vem sendo uma preocupação da administração. Atualmente, a Coordenadoria de Abastecimento de Barueri oferece cerca de 2 milhões de refeições por mês. Além de atender aos alunos da rede, também é responsável por servir crianças das maternais, alunos da rede estadual, Etec e EJA (Educação para Jovens e Adultos). O principal objetivo é implementar no cardápio uma alimentação cada vez mais saudável e variada.

Todos os estudantes da rede municipal receberão uniformes e materiais escolares gratuitos, porém nesse primeiro ano eles chegarão mais tarde, uma vez que o processo de compra é muito burocrático. Para o próximo ano, essa compra será iniciada com a antecedência necessária para que os materiais sejam entregues no primeiro dia de aula.

A Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), importante braço na área do ensino técnico e superior, iniciou a retomada de sua história de sucesso, reavaliando todo o processo pedagógico. Foi criado um programa de estágio e os professores técnicos poderão realizar a formação pedagógica gratuita por meio de parceria com o Centro Paula Souza.

O Curso Preparatório para Vestibulares passou a ser sediado no prédio de Alphaville, que oferece infraestrutura e recursos completos. A UAB (Universidade Aberta do Brasil) – Polo Barueri aumentou as parceiras com universidades públicas, ampliando as opções de graduação e pós-graduação gratuitas. Um posto permanente da Fieb de atendimento ao público foi instalado no Ganha Tempo.

Segurança
De acordo com estatísticas publicadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP), Barueri teve um primeiro bimestre mais seguro do que nos últimos quatro anos.

Em janeiro e fevereiro de 2017, o número de crimes conta o patrimônio (roubo, furto e subtração de veículos) caiu 26% em relação à média dos últimos quatro anos, no mesmo período. Na comparação apenas com o ano passado, a queda da criminalidade nos dois primeiros meses (os dados de março só são divulgados no fim de abril) foi de 18%, com diminuição nos principais tipos de ocorrências: roubos de veículo (-153%), furtos de veículo (-46%), outros furtos (-24%) e roubos em geral (-18%).

A redução dos crimes em Barueri é resultado da intervenção imediata do governo municipal na segurança. Já no terceiro dia útil do ano, todo o circuito de videomonitoramento da Guarda Municipal foi reativado com o funcionamento de 263 câmeras de vigilância. Em comparação com o ano passado o número de ocorrências flagradas pelo olhar eletrônico aumentou em 355%.

Equipado com 7 câmeras, o micro-ônibus da Guarda (que ficava estacionado na área central) já está sendo utilizado como base móvel de monitoramento. Como o acesso às suas câmeras pode ser realizado a partir da Central de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, o veículo tem auxiliado em operações especiais nos bairros e em eventos com grande concentração de público.

Nestes primeiros meses de 2017, também foi integrado à Central de Videomonitoramento o acesso às câmeras de vigilância particulares das associações de Alphaville e Tamboré.

Operações conjuntas entre a Guarda e outras forças de segurança, como a Polícia Militar, tornaram-se praxe na cidade aumentando a sensação de segurança da população e coibindo ações criminosas. “Barueri não vive em uma redoma, imune à violência que atinge todo o Brasil. Mas com segurança não se brinca, precisávamos mandar um recado à marginalidade e pôr um fim na bagunça”, comenta Regina Mesquita, secretária de Segurança.

Com a restauração do serviço de inteligência, implantação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e uma escala especial que mantém sempre no mínimo 100 homens em serviço, a Guarda de Barueri também planejou e executou operações preventivas para impedir a perturbação do sossego público e ações de combate ao tráfico de drogas, que já resultaram na apreensão de 2.532 porções de entorpecentes.

A ação integrada entre a Corregedoria e a Ouvidoria é fundamental às boas práticas da gestão pública, promovendo a transparência dos atos administrativos e combatendo eventuais práticas contrárias à legislação, desempenhando papel essencial na defesa da coisa pública.

Saúde
Na saúde, a recuperação começa pelo Hospital Municipal de Barueri, que já está em fase de transição para uma nova organização gestora e deve retomar sua capacidade máxima de cirurgias diárias.

Informando que a Policlínica do Engenho Novo não terá o funcionamento interrompido e que o PS do Parque Imperial será entregue neste ano, o secretário Paulo Silas Reis relata que nestes meses a Secretaria de Saúde esteve debruçada sobre todos os contratos em andamento e na elaboração do diagnóstico das necessidades da rede municipal.

Duas UBS (Jardim Tupã e Vale do Sol) já tiveram suas construções retomadas e 56 médicos aprovados em concurso público foram convocados. Também já está pronto o projeto de construção de uma maternidade onde hoje funciona o Centro de Eventos - as obras devem iniciar ainda neste semestre. Os Prontos-Socorros do Parque dos Camargos e do Engenho também receberão reformas estruturais.

“Já estão em instalação equipamentos de informática para implantação do prontuário eletrônico. Com todas as informações do paciente na tela do computador, o médico fará a prescrição on-line, agilizando as consultas”, afirma Paulo Silas Reis, secretário de Saúde. 

A Secretaria de Saúde desenvolveu neste período a campanha de combate à dengue, que já iniciou cumprindo a lição de casa realizando um pente fino em todos os órgãos municipais para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Mutirões nos bairros complementaram a ação mantendo as doenças fora do município.

Assistência Social
Na Secretaria de Promoção Social, houve fortalecimento nos serviços dos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e treinamento para os servidores. O Parque da Maturidade está sendo reformado para abrigar novos projetos. Os serviços de habitação passaram a ser sediados no prédio da Secretaria, por meio de uma Coordenadoria.

“O Fundo Social de Solidariedade agora chama-se Estrela Guia e já está trabalhando na arrecadação de roupas para a Campanha do Agasalho 2017, que foi aberta com um desfile de moda e já recebeu 327 peças de roupas novas. Neste mês, será promovido um grande bazar e toda a arrecadação será revertida para a compra de agasalhos novos”, explica Sônia Furlan, Presidente do Fundo Social Estrela Guia.

Outro tema que tem recebido atenção especial é o acolhimento aos moradores de rua. De forma voluntária, Sônia está engajada em atender este público e desde o dia 18 de fevereiro tem realizado ações neste sentido com apoio de outros voluntários.

Os Núcleos de Moda foram reativados com a transferência das unidades do Jardim Reginalice e do Silveira para o prédio da Promoção Social. Os do Parque Imperial e Vale do Sol continuam atendendo nos mesmos endereços.

Em convênios com outras instituições, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência atendeu 1.159 munícipes e está em licitação a construção de um centro próprio para o tratamento de equoterapia. A Oficina de Libras atende 117 pessoas e foram concedidas 43 órteses e próteses.

Alunos com algum tipo de deficiência têm, através do Atendimento Educacional Especializado, aulas no contraturno escolar em salas multifuncionais com recursos de tecnologia assistiva, mobiliários com acessibilidade, materiais pedagógicos, jogos, livros em braile ou que emitem sons. Isso tudo contribui não somente com o desenvolvimento intelectual, mas também com a socialização.

A mulher também é muito bem atendida em Barueri. A Secretaria da Mulher oferece gratuitamente atividades como hidroginástica, zumba, ioga, pilates, artesanato, música, idiomas, teatro, fotografia, culinária, confeitaria, e EJA, além dos novos cursos voltados a beleza e estética como assistente de cabeleireiro, manicure, maquiagem, colometria, massagem e cuidados faciais. Um Bazar Permanente foi instalado para que as alunas do artesanato comercializem suas confecções.

Em breve, as baruerienses contarão também com uma Coordenadoria de Saúde instalada na sede da Secretaria. As munícipes que frequentam as atividades poderão fazer exames e consultas voltadas à saúde da mulher no local. Para combater o sedentarismo, foi lançado em 24 de março programa que visa proporcionar mais qualidade de vida é o “Desafio das 12 semanas”, que mescla atividades físicas com orientações em saúde e nutrição.

Esportes
Com a “casa arrumada”, o secretário de Esportes Tom Moisés destaca que a cidade já ganha contornos que orgulham o barueriense. “O esporte está bombando! A Arena Barueri voltou a sediar grandes jogos de futebol, o ginásio José Corrêa é a casa de um timaço de vôlei feminino. Estas competições profissionais são importantes porque servem como espelho e referência para cerca de 12.000 crianças e adolescentes que são atendidos nas Escolas de Esportes, em 19 modalidades.”

No esporte de competição também há o futsal que joga a Liga Paulista e o basquete masculino sub-17, formado este ano para o Campeonato Paulista da categoria. Nas Escolas de Esportesde artes marciais há duas novas modalidades: Muay Thai e Capoeira. O novo projeto “Vida Saudável” está tirando o barueriense do sedentarismo com aulas às terças e quintas-feiras com horários de manhã e no final da tarde, no Ginásio José Corrêa.

Cultura
Segundo o secretário de Cultura Jean Gaspar, a mesma efervescência acontece na cultura: “o Teatro Municipal voltou a ser palco de grandes espetáculos. Entre stand up, comédia, show e infantis foram 7 apresentações com média de 600 pessoas, alcançando mais de 4.000 espectadores”.

Ao mesmo tempo, as Oficinas de Artes estão atendendo mais de 1.900 alunos, em 12 polos distribuídos pela cidade e em 22 diferentes cursos nas áreas de artes plásticas, dança, teatro e música. Foi criado também o Núcleo de Dança, que já selecionou 61 crianças para formação especial em balé. O próximo passo é o Núcleo de Música, com 274 vagas.

Durante o mês de março, aniversário de 68 anos de Barueri, foram realizados diversos eventos de celebração à data como Café com Viola, Música na CPTM, Atração Musical no Ganha Tempo, Encontro Ecumênico, Encontro Solidário e o Aniversário no Parque, que reuniu no dia 26 de março mais de 7.000 pessoas no Parque Municipal em atividades como teatro, dança, música, brinquedos infláveis, contação de história e bolo de aniversário (com a distribuição de 3.000 cupcakes).

“Tanto as Escolas de Esporte quanto as Oficinas de Artes são inteiramente gratuitas para a população. Assim como os Parques Municipais (Dom José e Ecológico Tietê), que estão sendo revitalizados e vão sediar projetos novos, com tudo de graça. São excelentes opções de lazer sem qualquer custo para o barueriense”, conclui Jean Gaspar.

Meio Ambiente
Os Parques também são locais de estudo para os quatro cursos ambientais oferecidos, neste ano, pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Outros equipamentos que servem como objeto de aprendizagem é o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), que já recebeu desde janeiro 136 animais, sendo que 59 foram devolvidos ao habitat; e o Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), que em 2017 castrou 466 animais e doou 30 cães e 30 gatos

.