Barueri apresenta projetos locais no 33º Congresso Estadual de Secretários de Saúde

- 08 de abril de 2019

Durante três dias, Secretarias Municipais de Saúde de todo o Estado de São Paulo encontraram-se na cidade de Águas de Lindóia, no interior do estado. A estância hidromineral sediou o 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS 2019), que aconteceu de 27 a 29 de março.

Barueri estava entre as 645 prefeituras participantes e apresentou projetos desenvolvidos em suas unidades de saúde na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. A Secretaria de Saúde da cidade foi representada por sete profissionais das Diretorias Técnicas de Enfermagem e de Saúde Mental, ligadas à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (CABS).

“Constelação Sistêmica Familiar no CAPS AD III / CRAD: Relato de Caso”, “O Papel do Enfermeiro na Gestão de Unidades Básicas de Saúde”, “Relato de uma Experiência: Iluminando Potências”, “Processo de Implantação de Ações e Instrumentos no Programa de Atenção Domiciliar (PAD) de Barueri, Iniciado no Ano de 2017”, e “Práticas Integrativas e Complementares no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de Barueri: Experiências do Cuidado Integral em Saúde” foram os temas apresentados pela equipe.

Fortalecendo o SUS
Grata à gestão da Secretaria pelo apoio na participação do evento, a diretora técnica de Enfermagem, Fernanda Lucas Medeiros Munhoz, conta que a troca entre todos os participantes foi muito enriquecedora. “Foi ótima a experiência de ter ido e acompanhado profissionais que se empenham no processo de trabalho desta Secretaria, com foco em proporcionar melhor cuidado à população”, afirma.

A enfermeira Angela Silva de Carvalho Saraiva, que integrou a equipe local, ressaltou que oportunidades como esta são importantes para o aprimoramento profissional e o fortalecimento do Sistema Único da Saúde (SUS).

“Na realização do trabalho apresentado pudemos mensurar a importância do enfermeiro na gestão na unidade básica e também divulgar para outros municípios esse papel tão importante desempenhado pelos enfermeiros de Barueri. Pudemos conhecer outras experiências que deram certo em outros municípios. Voltamos com mais garra, acreditando mais ainda em um SUS que dá certo”, frisou Angela.

Sobre o COSEMS 2019
Ao todo, 995 projetos foram expostos no Congresso. O tema foi “Saúde e Democracia: consolidação e financiamento do SUS”. O evento possibilitou a promoção de debates, reflexões e troca de experiências, diálogo e comunicação entre os 645 municípios paulistas. Além disso, houve também a entrega do 9º Prêmio David Capistrano.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp