Temp

ETE em Barueri amplia capacidade de tratamento de esgoto

- 08 de junho de 2017

A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que tem sede no bairro da Aldeia de Barueri, foi inaugurada oficialmente na manhã de quarta-feira, dia 7, pelo governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin.  

Alckmin disse que o Governo do Estado deve continuar com a ampliação do tratamento de esgoto ao longo dos anos. “Passamos de 9.500 litros por segundo de esgoto tratado para 12 mil litros por segundo. Isso equivale a 5,7 milhões de moradores. Até o final deste ano, queremos chegar em 16 mil litros por segundo. Para se ter uma ideia da ampliação que estamos efetivando hoje, esta unidade poderia tratar o esgoto de uma cidade do tamanho de Campinas”, relatou.

Para o secretario de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), “a cidade está trabalhando de maneira forte com a Sabesp e com o Governo do Estado. Quanto mais tratamos nosso esgoto menos poluição tem em nossos rios e, aqui em Barueri, estamos trabalho sempre neste sentido”, ressaltou Bidu.

Até o final do ano, com a entrega da segunda etapa da ampliação da rede de tratamento de esgoto, o Estado conseguirá retirar por dia 561 milhões de litros de efluentes dos rios.

Com obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e também pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o “Projeto Tietê”, que trabalha com a despoluição do rio desde 1992, já mostra resultados significativos. Desde a sua implantação, a mancha de poluição já diminuiu cerca de 393  quilômetros. Em 25 anos de projeto, a Sabesp já conseguiu tratar os dejetos de uma população equivalente à cidade de Londres na Inglaterra.