Começa o “Mães Cuidadoras”

- 09 de agosto de 2017

Com a presença de autoridades municipais e muitas mães, foi lançado nesta segunda-feira (dia 8), o Mães Cuidadoras. O projeto do Fundo Social de Solidariedade de Barueri Estrela Guia, em conjunto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, consiste basicamente em apoiar e dar suporte, a um grupo de mães de filhos com deficiência, por um determinado período.

Elas terão treinamento gratuito e vão aprender a fazer pães artesanais, sucos, saladas e lanches naturais. O que elas produzirem será vendido por elas próprias e a renda de cada uma variará de acordo com a produção, venda e horas trabalhadas.

As inscrições foram feitas na Apae, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e também na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Oitenta mães que cuidam de seus filhos com deficiência estão inscritas e serão divididas em cinco turmas de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. As aulas serão ministradas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Aprender a pescar
Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, agradeceu aos secretários que serão parceiros oferecendo espaço para as mães venderem seus produtos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, contou que, há mais de quatro anos, quando foi idealizada a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, havia a intenção de fazer algo para as mães que tem filhos com deficiência. “Sei que vocês têm muitas dificuldades para trabalhar e cuidar de seus filhos”.

A presidente do Fundo Social ressaltou a importância do empreendedorismo. “Não é só um curso para aprender a cozinhar. Aqui vocês aprenderão técnicas, embalagens e serão incubadas por dois anos, ou seja, terão acompanhamento técnico, para só depois caminharem sozinhas”. Sônia disse que há muitas necessidades no município, mas que cuidar dessas mães era considerado uma das prioridades. “Desejo que Deus abençoe seus filhos e que não lhes falte ânimo”, finalizou.