Temp

HMB realiza suas primeiras cirurgias neurológicas 

- 08 de dezembro de 2017

Quem passa pelo quarto do jovem Lucas Gabriel, de 15 anos, internado no Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran, não imagina que ele passou por uma séria cirurgia no cérebro recentemente. Falando, comendo e andando normalmente, Lucas nem dá sinais de ter sido vítima de uma hidrocefalia. 

O quadro do adolescente era grave e urgente, o que levou a equipe do HMB a realizar sua primeira cirurgia neurológica – tão bem sucedida que é motivo de orgulho e alegria entre os profissionais do Hospital.  

O procedimento de urgência aconteceu no dia 24 de novembro, apenas dois dias após o jovem dar entrada no Pronto-Socorro central com fortes dores de cabeça acompanhadas de vômito e tontura.  

De acordo com o neurocirurgião responsável pela operação, Sérgio Tadeu Fernandes, houve “uma obstrução do fluxo líquor por um cisto cerebral, ocasionando uma condição chamada hidrocefalia”, que, se não corrigida a tempo pode levar à morte súbita. O procedimento levou cerca de uma hora e envolveu, ao todo, três médicos. 

Socorro rápido 

“Eu me sinto bem, só que às vezes dói onde foi cortado”, conta o jovem Lucas, ansioso para ir embora. Tudo foi tão rápido que ele só se lembra do desespero de sua mãe. “Foi normal, eu só chorei por causa da minha mãe, de ver o desespero dela. Mas agora já passou”, diz, aliviado.  

Os pais de Lucas, Gislaine Aparecida Barbosa Correia e Célio dos Reis, só conseguiram respirar aliviados quando o filho saiu da cirurgia para o quarto. “O alívio mesmo foi quando ele veio para o quarto, na semi-intensiva, aí já estava falando normal. Foi um alívio”, conta Gislaine.  

Para ela, o atendimento recebido no HMB tem sido exemplar. “Eu achei super rápido o atendimento no Hospital”, garante. “Por enquanto não tenho o que questionar, pra mim foi ótimo porque também foi muito rápido e o pessoal é muito legal, você pergunta informação e eles falam, não tenho do que reclamar, não”, garante a mãe.  

Lucas permanece internado no HMB, onde vem realizando exames e aguarda uma transferência. Ele ainda vai precisar de outra cirurgia para tratar o cisto, pois, conforme explica Sérgio Fernandes, o procedimento foi paliativo e o caso exige cuidados. A boa notícia é que dificilmente ele terá sequelas “em virtude do tratamento feito em Barueri”, conforme esclarece o neurocirurgião.  

No embalo de salvar vidas 

Depois de Lucas, mais uma pessoa teve a vida salva pela equipe do HMB e por meio do mesmo procedimento cirúrgico. Na quarta-feira (dia 6), Antônio Ferreira da Rocha, de 62 anos, também precisou de uma cirurgia neurológica urgente. Tudo correu tão bem que no dia seguinte ele já estava em casa. 

A reportagem conversou com a filha dele, Ladijane de Oliveira Rocha, que está cuidando do paciente. “Eu achei bom. Fizeram os exames que precisavam ser feitos, compararam com os que já tínhamos feito. Fizeram tudo que era preciso até a cirurgia”, detalha.  

O tempo que a família passou no Hospital também foi tranquilo, conforme conta Ladijane, que destacou a atenção recebida dos profissionais. “Os médicos sempre vêm para dar um parecer à família, sempre tinha algum médico dando atenção, falando com ele e com a família sobre cada procedimento realizado”, relata.  

Temp Temp