Temp

Intercâmbio: seleção colombiana de vôlei sentado conhece a SDPD

- 09 de abril de 2019

Na segunda-feira (dia 9), em visita ao Brasil, a seleção masculina de vôlei sentado da Colômbia conheceu de perto o atendimento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD). O encontro antecedeu o jogo amistoso no ginásio José Corrêa com a equipe de Barueri.

A equipe colombiana que se prepara para os jogos no Parapan-Americanos que acontecerão na cidade de Lima, no Peru, veio ao Brasil para enfrentar as equipes brasileiras em jogos amistosos, entre elas a barueriense.

O treinador da equipe, Geni Tunney, falou sobre a importância dessa troca de experiências entre os times e afirmou que o trabalho realizado pela SDPD vai ao encontro com o que é promovido na cidade de Bogotá, por meio do C.R.I (Centro de Rehabilitación Inclusiva).

“Esse centro de Barueri é parecido ou igual com o centro de reabilitação inclusiva  na Colômbia, são mais ou menos 13 mil soldados com deficiência, em sua maioria deficiência física, visual e paralisia cerebral. Esse é o objetivo do centro: inclusão e  ressocialização”, elogiou Tunney.

Geni explica ainda que as ações desenvolvidas para pessoas com deficiência na Colômbia, em sua grande maioria, são para soldados que foram feridos (mutilados) em campos minados em operações militares e destaca a importância do trabalho inclusivo, sobretudo, no esporte paraolímpico.

“A importância é voltar a entender que uma pessoa com deficiência tem os mesmos direitos de uma pessoa sem deficiência, pode trabalhar, e no nosso caso, pode representar seu país na seleção nacional”, conclui.

Para o secretário da pasta, Carlos Roberto da Silva, esse intercâmbio teve o intuito de mostrar parte do trabalho promovido na cidade para a pessoa com deficiência.

“Foi uma troca muito importante e produtiva, os usuários da secretaria ficaram encantados com a visita e para nós é uma honra mostrar um pouco do nosso trabalho. O voleibol sentado brasileiro já é referência internacional e apresentar a SDPD é mostrar um trabalho que realiza a inclusão não só no esporte, mas na cultura, no lazer e no trabalho. E que a nossa busca é pela autonomia plena para pessoas com deficiência”, destacou o secretário.

E teve jogo!
A partida amistosa de voleibol sentado no Ginásio José Corrêa contou com torcida organizada integrada pelos usuários da SDPD ao agito musical da Escola de Samba Cadência Paulista.

A disputa começou bem para a equipe de Barueri, mas a seleção colombiana virou o jogo e ganhou por 3 sets a 1. Apesar do resultado desfavorável para a anfitriã, Barueri se destaca entre as melhores equipes da categoria na região.

Temp Temp