Guarda Ambiental liberta pássaro silvestre e recolhe material tóxico

- 10 de maio de 2017

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri também conta com a Coordenadoria Geral de Guarda Ostensiva e Preventiva Ambiental e de Fiscalização – a Guarda Ambiental, que é responsável pela proteção do patrimônio ecológico do município.

Em suas rotinas, os agentes da Guarda Ambiental deparam-se com situações que podem parecer inusitadas no cenário urbano, mas na realidade são bem corriqueiras e por isso exigem constante fiscalização e monitoramento.

No mês passado, por exemplo, os guardas ambientais recolheram uma ave silvestre no Jardim Califórnia. Pela rua 13 de Maio, um rapaz portava ilegalmente em gaiola um pássaro coleirinha (Sporophila caerulescens), que, devido ao seu belo canto, é uma das espécies nativa mais capturadas e criadas em cativeiro.

O coleirinha foi levado ao Cetas (Centro de Triagens de Animais Silvestres de Barueri) para que posteriormente seja solto em seu habitat natural.

Tóxico
Já na manhã de 30 de abril (domingo), a Guarda Ambiental de Barueri localizou várias embalagens com material tóxico abandonadas na avenida Pirambóia (Tamboré).

Os agentes constataram sete galões contendo aparentemente material etílico e contataram o fabricante do produto, identificado na etiqueta. A empresa adotou os procedimentos necessários e efetuou a recolha do material no período da tarde.

Constante capacitação
Reativada neste ano, a Guarda Ambiental de Barueri busca a constante capacitação de seus membros em diversos temas para colaborar com a preservação do meio ambiente. No início de abril (dia 7), os guardas ambientais participaram de um workshop, no Auditório Queirós Filho, na sede do Ministério Público Estadual (bairro Sé, na capital).

Abordando temas como direitos dos animais, papel do Ministério Público no crime de maus tratos a animais, legislação estadual, importância legal da criação da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal e o elo entre violências doméstica e animal na prática policial, o curso capacitou os profissionais para reconhecimento de situações em que há risco iminente para a saúde dos animais e dos humanos, em ocorrências de maus tratos.

A oficina foi ministrada por médicos veterinários, delegados de meio ambiente, promotores de Justiça e pelo deputado Feliciano Filho, autor do projeto de lei 16.303/2016, que criou a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.

Além de guardas municipais e policiais civis, militares e federais, o evento contou com a presença do Grupo Especial de Combate a Crimes Ambientais e Parcelamento Irregular do Solo Urbano (Gecap), Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO), Projeto Fauna Legal e Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL).

Contato
Em apoio e cooperação com outros órgãos, a Guarda Ambiental também atende ocorrências de maus tratos e resgate de animais domésticos, fiscaliza o descarte de produtos químicos, orienta a fiscaliza o despejo de lixo e entulho nas vias e participa do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). Para entrar em contato, ligue 4199-1400 ou envie e-mail para gcm.ambiental@barueri.sp.gov.br.

Temp Temp