Ouvidoria: um termômetro da gestão municipal

- 10 de maio de 2017

A Ouvidoria pode trazer a aproximação para com os cidadãos, mediante uma comunicação acessível e direta, um bom relacionamento democrático com a sociedade, a identificação de necessidades dos usuários, entre outros. Muitas instituições públicas, como é o caso da Prefeitura de Barueri, adotaram este mecanismo como ponto de apoio no processo de modernização de suas secretarias e demais setores, buscando captar através de seus usuários o compartilhamento de suas ações com os anseios da sociedade, elevando o seu nível de eficiência e eficácia em meio à recuperação e consolidação da imagem do serviço público.

Em Barueri, a Ouvidoria, que tem à frente o servidor Mario Trimboli na função de ouvidor geral, vem cumprindo à risca todas as suas atribuições e em bem pouco tempo de atividade já conseguiu transformar o setor em um verdadeiro termômetro da gestão municipal. Desburocratizando as ações e, através de uma perfeita sintonia com todo secretariado, consegue dar as respostas solicitadas pelos munícipes num curto período de sete a oito dias.

A equipe da Ouvidoria de Barueri, que atende pessoalmente, por cartas, telefones e e-mails, faz questão também de se utilizar das redes sociais para parcerias positivas. Destaque-se também que essa mesma equipe gerencia o aplicativo local e é a única cidade da região que atende ao Reclame Aqui.

Seminário
Em recente visita à Ouvidoria Geral do Estado, com o objetivo de conhecer a estrutura e o trabalho daquele órgão, Mario Trimboli, acompanhado de Martha Fabro (diretora), e Cleiton Lustosa (gerente de atendimento), foi recebido por Gustavo Ungaro (ouvidor geral do Estado), e Maria Inês Fornazaro (ouvidora substituta e coordenadora da Rede Paulista de Ouvidorias).

Na ocasião, foi apresentado o projeto do 1º Seminário Regional de Ouvidoria que se tornará um palco de discussões sobre participação social e cidadania, transparência e ética, com a missão de promover a integração da população na gestão publica. O evento, que deve ocorrer ainda neste ano, contará com palestras para a população e autoridades de todo o Estado. Os temas serão transparência, ética, participação social e cidadania.

CONTATO
A Ouvidoria de Barueri fica na rua Claro de Camargo Sobrinho, 56, Vila Pouso Alegre e atende no telefone 0800-77-00-123. O e-mail é ouvidoria@barueri.sp.gov.br.